Título: Em busca dos votos de Marina
Autor: Pariz, Tiago
Fonte: Correio Braziliense, 04/10/2010, Política, p. 4

Os candidatos à Presidência que disputarão o segundo turno também terão que ir atrás dos 10,4 milhões de votos que a candidata do PV,Marina Silva, conquistou no Rio de Janeiro, em São Paulo, no Distrito Federal (DF) e emMinas Gerais.NoDF, no Rio e em Pernambuco,Marina Silva roubou a cena e conquistou desempenhoexpressivo.

Tirouvotos de Dilma Rousseff (PT) e de José Serra (PSDB). A candidata verde chegou a vencer a disputa presidencial na capital do país, deixando Dilma em segundo lugar. No Rio de Janeiro,Marina ficou na frente de Serra, acumulando mais de 2,6 milhões de votos.

Só em São Paulo, a terceira colocação de Marina na distribuição de votos rendeu mais de 4,8 milhões de eleitores à ex-senadora.

Os eleitores de Pernambuco também manifestaram simpatia à candidata do PV. Ela venceu Serra no número de votos na terra natal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Apesardeacandidataterconstruído sua carreira política com foco na defesa do Norte do país, guiada pelo seu conhecimento da agenda ambiental,Marina teve fraco desempenho nos estados da região. Ela ficouemterceiro lugar em votação no Acre, sua terra natal. Também apresentou baixo percentual de votação no Pará e emRondônia.

O desempenho da candidata do PT na Região Norte só ficou dentro da média apresentada no restantedopaísnoAmazonas eno Amapá, estadosemque superou o candidato do PSDB à Presidência.

A distribuição territorial de votos da candidata mostra queMarina terá maior importância em uma eventual participação apoiando um dos candidatos que disputarão o segundo turno atuando em estados da Região Sudeste.Odesempenho abaixo do esperado da candidata verde emsua região explicase, emparte, pelo perfil do eleitorado conquistado porMarina.

A senadora atraiu em grande parte o eleitor de maior renda e maior escolaridade, características mais comuns nos cidadãos dos grandes centros urbanos.