Título: Enfim, programa de governo pode sair da gaveta
Autor: Pariz, Tiago
Fonte: Correio Braziliense, 04/10/2010, Política, p. 4

A sobrevida na campanha presidencial deve fazer com que José Serra (PSDB) finalmente traga à tona uma versão final de seu programa de governo, guardado no cofre desde o início da corrida eleitoral. O documento foi finalizado há pelo menos um mês, mas o tucano preferiu não divulgar o material, com receio de que as propostas fossem ¿copiadas¿ pela rival Dilma Rousseff (PT). A recusa em apresentar o trabalho, coordenado por Xico Graziano, chegou a provocar uma crise interna dentro do ninho tucano.

O documento tem 270 páginas e foi todo revisado por Serra ¿ uma exigência do presidenciável.

Dividido em três partes, o material contou com a colaboração de técnicos e especialistas ligados ao partido, além de opiniões dos internautas que acessaram o site do tucano na internet. O primeiro trecho traz pensamentos e propostas programáticas do PSDB para temas variados. A segunda matriz reúne as ideias concebidas por internautas. Ao todo, pouco mais de 5 mil propostas foram feitas, muitas repetidas.

O trabalho de triagem selecionou de 300 a 400 para a formatação final.

O terceiro anexo detalha as propostas segundo visões estaduais.

¿O nível de detalhamento do programa feito para Pernambuco, por exemplo, é tão minucioso que até as duplicações necessárias em rodovias foram explicitadas¿, afirma um dos assessores de campanha que participaram da formulação do programa de governo.

Segundo a minirreforma eleitoral aprovada pelo Congresso Nacional no ano passado, todos os candidatos à Presidência deveriam ter apresentado os programas no ato do registro das candidaturas. Nenhum, no entanto, cumpriu com a obrigação à risca ¿ já que a própria lei não estabeleceu os parâmetros que os documentos deveriam obedecer.

Serra apresentou apenas um apanhado de discursos.

Dilma entregou duas versões diferentes, sendo que nenhuma delas era o programa final de governo. ¿Fazia sentido apresentar o documento antes do início da propaganda de televisão.

Como isso não aconteceu, preferimos divulgar as propostas nos programas em cadeia nacional e em discursos¿, explica o presidente do PT e um dos coordenadores da campanha de Dilma, José Eduardo Dutra. Dos três principais candidatos à Presidência, o que se aproximou mais de um programa final de governo foi Marina Silva (PV). (II)