Título: Madrugada em claro
Autor: Pariz, Tiago
Fonte: Correio Braziliense, 04/10/2010, Política, p. 4

São Paulo ¿ José Serra passou a noite de sábado para domingo sem dormir.

Durante a madrugada, ficou conectado à internet e, em boa parte do tempo, também conversou com familiares. Às 7h da manhã, já estava recebendo amigos e parentes em casa.

No entanto, o tucano só votou às 13h, no Colégio Santa Cruz, Alto de Pinheiros, Zona Oeste de São Paulo. Esperou por uma eleitora que estava à sua frente e, enquanto aguardava, fez pose para fotógrafos e cinegrafistas.

Acompanhado da mulher, Mônica Serra, que votou mais cedo; do então candidato ao governo de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB), eleito em primeiro turno; e do vice de sua chapa, o deputado federal Índio da Costa (DEM-RJ), José Serra esteve sorridente o tempo todo, confiante de que levaria a disputa para o round derradeiro.

Com os braços erguidos, mostrou com os dedos o número da sua candidatura.

Depois, posou novamente para fotos, dessa vez ao lado de familiares e correligionários.

Logo depois, partiu para o ataque, lembrando que o PT oferece ameaças à democracia no país. Citando indiretamente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o tucano disse que ¿o Brasil não tem dono¿, classificou as eleições como ¿um período agitado¿ e também alfinetou Lula, que recentemente criticou a imprensa.

¿Defenderei a liberdade de imprensa em todos os momentos, aconteça o que acontecer no Brasil. A nossa imprensa tem o direito e o dever de informar tudo o que ela souber que está acontecendo, o que, na verdade, é a grande garantia que nós temos para a democracia e para o futuro de melhor ética e melhor qualidade moral dos governos do Brasil nas suas três esferas¿, discursou. (UC)