Título: Frustração e aceno ao PV
Autor: Pariz, Tiago
Fonte: Correio Braziliense, 04/10/2010, Política, p. 4

Sem esconder a decepção com o segundo turno, Dilma convoca militância petista e baixa a guarda para Marina

Porto Alegre e Brasília¿ Em um pronunciamento de oito minutos, Dilma Rousseff (PT) tentou esconder o semblante de desânimo com o segundo turno da eleição contra José Serra (PSDB) fazendo uma convocação aos militantes e um aceno à candidata verdeMarina Silva. A petista preferiu elogiar o espírito de chegada de seus correligionários e disse confiar que vai melhorar o desempenho no segundo turno. ¿Somos bastante guerreiros. Estamos acostumados com desafios e somos de chegada. Temos desempenhos bons no segundo turno¿, disse a candidata, que evitou responder perguntas dos jornalistas.

Ela marcou para hoje uma entrevista coletiva.

De olho nos 19,6 milhões de eleitores que optaram porMarina Silva no primeiro turno,Dilma Rousseff classificou como ¿excelente¿ o desempenho de sua concorrente e agradeceu os 47,3 milhões de votos que recebeu.

¿Cumprimento aMarina pelo excelente desempenho dela nessa campanha¿, disse, acompanhada do candidato a viceMichelTemer (PMDB-SP), do presidente do PT, José Eduardo Dutra, do ministro da Fazenda, GuidoMantega, dos deputados Antonio Palocci e José Eduardo Cardoso e do responsável pela comunicação da campanha, Rui Falcão.

Dutra disse que começará hoje a negociar o apoio deMarina Silva. O dirigente fará a negociação protocolar. Caberá ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva fazer o apelo emocional à ex-ministra deMeio Ambiente. O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza, disse que o segundo turno deve-se ao desempenho da concorrente verde e disse que a negociação de apoio deve ser prioridade. O deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP) disse confiar na vitória e sublinhou a campanha limpa do primeiro turno. ¿Temos a consciência de que fizemos o possível e fizemos uma campanha limpa¿, disse o petista.

Dilmanãoqueria dar entrevista nem fazer um pronunciamento.

O semblante sisudo do pronunciamento acabou contrastando com o bom humor do momento da votação em Porto Alegre. Ainda na capital gaúcha, ela tratou de animar os petistas para o caso da nova rodada. ¿A minha militância, ou melhor, a nossa, porque eu sou também sou uma militante, é aguerrida, guerreira e não desiste. Diante de um obstáculo, émuitomelhordoquediante de uma facilidade. Nós lutamos a boa luta e o bom combate sempre dá uma boa vitória. É umavitória ter chegado até aqui¿, disse a candidata.

Antes de votar, a petista tomou café com os integrantes de sua coligação¿uma tradição dos políticos gaúchos no dia da eleição¿e recebeuumtelefonema do presidente do partido e de outros comandantes da campanha, comoJoão Santana.Comentaramali os últimos trackings que previam a vitória no primeiro turno, mas por uma pequena margem.

Antes de vir a Brasília acompanhar a apuração no Palácio do Alvorada ao lado de Lula, ela visitou a filha Paula e o neto Gabriel.