Título: Primeiro lugar no DF
Autor: Rizzo, Alana; Sassine, Vinicius
Fonte: Correio Braziliense, 04/10/2010, Política, p. 6

Brasília ¿ Se os eleitores brasileiros se restringissem à população do Distrito Federal (DF),Marina Silva (PV) teria sido içada com folga ao segundo turno da disputa presidencial.

Asenadora foi a candidatamais votada no DF, com 611,3 mil votos ¿ 148,9 mil a mais do que a segunda colocada,Dilma Rousseff (PT). Em nenhuma outra unidade da federação a candidata verde recebeu tanto apoio nas urnas. Ela obteve 42% dos votos, quase o dobro dos votos depositados para José Serra (PSDB).

Desde o início da campanha eleitoral, Marina já esperava uma votação expressiva no DF. ¿Tenho 16 anos de trabalho aqui, entre o Senado e o Ministério doMeio Ambiente.

Acredito que é uma convivência da população de Brasília com o meu trabalho¿, disse a candidata em 19 de setembro, em entrevista ao Correio.

¿Com certeza, há uma exposição maior. Brasília e Acre são os lugaresondeeutenhomaior exposição e convivência com as pessoas.¿ Mas, no Acre, terra natal da senadora, o desempenho nas urnas confirmou o que as pesquisas já mostravam. O estado que deu aMarina doismandatos de senadora e onde ela exerceu os cargos de vereadora e deputada estadual não se empolgou com a candidatura de uma acriana à Presidência.

Marina obteve praticamente a mesma quantidade de votos depositados em Dilma e ficou bem atrás de Serra.

A onda verde chegou com força ao Rio de Janeiro, à Amazonas e ao Pernambuco¿onde Marina derrotou Serra¿, e passou longe da região Sul. No Rio Grande do Sul, por exemplo, a candidata do PV não atingiu 12% dos votos. As pesquisas de preferência eleitoral mostravam que a onda verde ganhou força principalmente nas grandes capitais, o que se confirmou com o fechamento das urnas. Eleitores do Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Recife (PE), Belo Horizonte (MG) e Recife (PE) embarcaram na candidatura do PV. (VS)