Título: Lula vai manter o silêncio?
Autor: Rizzo, Alana; Sassine, Vinicius
Fonte: Correio Braziliense, 04/10/2010, Política, p. 6

Marina Silva foi escanteada.

A decisão de deixar o Ministério do Meio Ambiente (MMA) em maio de 2008 e de jogar no colo do presidente da República a responsabilidade pela manutenção do combate ao desmatamento da Amazônia irritou Lula.Marina e Lula encontraram-se três ou quatro vezes depois da demissão dela.Marina como senadora, ele como presidente. Encontros protocolares, por acaso, constrangedores.

Depois que ela saiu do PT e se lançou na disputa presidencial pelo PV, Lula não fez uma única ligação.Não se falam desde então, o que deve mudar agora.

Marina recebeu 19,5 milhões de votos, arrancou votos de Dilma Rousseff (PT), levou a eleição para o segundo turno. Lula vai manter o silêncio? O presidente não é um¿iluminado¿, nas palavras da própria Marina. Precisará passar a mão no telefone¿se já não o fez na noite de ontem¿e ligar para a sua ex-ministra. A ex-ministra preferida,Dilma, tomou um susto no primeiro turno, caiu mais do que projetaram as pesquisas e precisará acolher os votos da onda verde no segundo turno. Há mais de 40 dias, lideranças do PV ¿vendem¿ o apoio deMarina e da legenda ao candidato tucano, José Serra. Esse movimento ficou mais evidente na reta final da campanha para o primeiro turno.

Independentemente de sua posição no segundo turno,Marina sai da disputa presidencial com um capital político precioso.Na briga solitária por votos, não teve força suficiente para chegar à disputa final com Dilma, com quem tem desavenças históricas. Ironicamente, umano depois de deixar o PT pela porta dos fundos, escanteada, Marina deu um troco amargo demais para os petistas.

Não imaginaram ter de cotejá-la tão cedo. (VS)