Título: Philips inicia produção de TV de alta definição
Autor: D'Ambrosio, Daniela e Bispo, Tainã
Fonte: Valor Econômico, 06/07/2006, Empresas, p. B4

A Philips - líder do mercado de televisores com uma fatia de 26% - começa a produzir em Manaus, a partir desta semana, as televisões de alta definição. O produto começa a chegar às lojas a partir do final do mês.

A fabricante será a primeira empresa a colocar o produto no mercado. Segundo José Fuentes, vice-presidente da divisão de eletrônicos de consumo da Philips do Brasil, o novo produto custará entre 5% e 10% acima dos convencionais.

Serão lançados os modelos modelos de alta definição em LCD de 17, 23, 26 e 32 polegadas, além do plasma de 42 polegadas. A nova TV tem 1080 linhas, o que garante maior definição em relação ao aparelho convencional, que possui até 760 linhas.

O executivo diz que o modelo de alta definição dispensará o conversor para se adaptar à TV digital. Na semana passada, o governo brasileiro definiu o padrão japonês para TV digital no país.

Enquanto a transmissão se mantém no sistema analógico, o usuário ainda não aproveita 100% do potencial desse tipo de televisor. Acredita-se que os sistema esteja operando em 12 a 18 meses. (DD)