Título: Um novo formato
Autor: Feuerwerker, Alon
Fonte: Correio Braziliense, 04/10/2010, Política, p. 8

José Serra precisa avançar aceleradamente sobre os votos deMarina Silva para ultrapassar Dilma Rousseff no segundo turno.

Além das tratativas políticas, Dilma e Serra correrão para adaptar o discurso, para encaixar melhor os 20% dos votos úteis que preferiram a verde no primeiro turno.

Vão sobrar ¿sustentabilidade¿ e compromisso com o uso em grande escala das energias renováveis.

Trabalho pesado para os marqueteiros, que terão que adaptar duas figuras com perfil tradicional da política brasileira, Serra e Dilma (Lula), a um formato palatável ao público mais jovem, mais esclarecido, mais disposto a uma terceira via, mais sedento por renovação.

João Santana e Luiz Gonzalez vão ter que tirar coelhos da cartola. Nem Serra nem Dilma têm a leveza deMarina, o perfil de ambos é bem diferente do que ela mostrou. Gerenciais, desenvolvimentistas.

Comportamento É preciso também esperar para ver o impacto da agenda comportamental, dos valores e das propostas relacionadas a temas como aborto e drogas. O eleitorado deMarina votou nela sabendo-a evangélica e contrária à legalização do aborto. Prestará atenção nisso no segundo turno daqui a quatro semanas? Finalmente, resta olhar o desempenho nos debates. Deverá haver vários. E sempre podem aparecer novidades sobre a vida política a administrativa dos candidatos. No mano a mano, segundos turnos são receptivos a isso, à busca de coisas novas capazes de trazer o punhadinho decisivo de votos.

Sem falar na disputa ideológica.

O combate à era Fernando HenriqueCardoso ainda vai render ou será bananeira que já deu cacho? Lula ganhou duas eleições contra a herança de FHC.

João Santana:missão de garantir a vitória no turno decisivo Ganhará a terceira?