Título: Valor da safra de cacau é motivo de discordâncias
Autor: Bouças, Cibelle
Fonte: Valor Econômico, 06/07/2006, Agronegócios, p. B11

A Associação Comercial da Bahia pretende harmonizar suas estatísticas sobre o mercado de cacau com as do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A entidade solicitou apoio da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) para discutir a metodologia de cálculo do valor bruto da produção das lavouras.

Thomas Hartmann, diretor da Associação Comercial, considera que há muita distância entre os dados divulgados por cada entidade. Em média, os valores calculados pelas entidades apresentam diferenças superiores a 100% .

Hartmann observa que a Associação Comercial faz o acompanhamento estatístico da produção brasileira de cacau tendo por base informações semanais sobre os volumes recebidos pelas empresas e indústrias que operam no país e os preços de compra da amêndoa no mercado interno. "Esses valores compilados são reconhecidos como dados oficiais do Brasil pelas empresas e entidades do ramo no país e no exterior, inclusive pela Organização Internacional do Cacau [OIC]", afirma Hartmann. Ele diz que a estimativa supervalorizada pode obscurecer as discussões do setor privado com o governo sobre a rolagem de dívidas.

Conforme dados da Comissão de Agricultura da Câmara, o segmento tem dívidas de R$ 104,1 milhões - que na semana passada tiveram o prazo alongado para dezembro pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Há outros R$ 182,3 milhões em financiamento a vencer e há receio de aumento da inadimplência.

Paulo Renato Corrêa, técnico da gerência de previsão de safra do IBGE, afirma que o valor de produção das lavouras é calculado com base no valor médio mensal pago ao produtor nos municípios. Corrêa observa que "O valor das lavouras é obtido a partir de preços médios. É possível que uma entidade que acompanhe sistematicamente a venda do cacau tenha dados mais precisos."

Conforme o pesquisador, o IBGE desenvolverá uma nova metodologia para calcular o valor bruto da produção de forma mais precisa. A mudança no cálculo ainda está em fase de avaliação pelo instituto.