Título: Fichas sujas punidos na urna
Autor: Torres, Izabelle
Fonte: Correio Braziliense, 04/10/2010, Política, p. 18

A indefinição sobre o futuro dos candidatos enquadrados na Lei da Ficha Limpa mudou o quadro político que vinha se desenhando ao longo dosmesesemalgunsestados.Candidatos que apareciam bem nas pesquisas no início da campanha terminaram a disputa sem votos suficientes para disputar o segundo turno, nos casos dos governadores, ou sem chances de aparecer entre os dois mais votados na disputaaoSenado.

FugiramàregraJader Barbalho (PMDB-PA) e Cássio Cunha Lima (PSDB-PB). Ambos esquentarama briga porumavaga de senador, apesar de terem sido barrados pela Justiça Eleitoral. A quantidade de votos que receberam fizeram com que os nulos computados superassem o númerodevotos dos demais candidatos.

Na lista dos abandonados pelos eleitores na última hora está o candidato ao governo de Rondônia, Expedito Júnior (PSDB), que iniciou a disputa liderando as intenções de votos. Na melhor fase da sua campanha, as pesquisas previam vitória em primeiro turno.

Ontem, as urnas surpreenderame o colocaramemterceiro lugar.

Comos votos recebidos computados como nulos, o tucano nem precisou esperar a divulgação para saber que as coisas para ele tinham dado errado. ConfúcioMoura (PMDB) e João Cahula (PPS) atingiram 80% dos votos e vão para o segundo turno.

EmSantaCatarina,ocandidato barrado RogérioNovaes (PV) também não chegou nem perto de atrapalhar a vitória de Raimundo Colombo(DEM),quevenceu jáno primeiro turno com 52,7% das intenções de votos. Ele foi considerado ficha suja porque teve suas contas rejeitadas peloTribunal de Contas da União (TCU) quando exerceu o cargo de presidente do Conselho Regional de engenharia, Arquitetura e Agronomia de Santa Catarina (Crea/SC).

NoDistrito Federal,Maria de Lourdes Abadia (PSDB), barrada por ter comprado votos nas eleições de 2006,tambémteve desempenho nas urnas bem inferior ao que se desenhava nas pesquisas.

Levantamentos apontavam que ela estava emterceiro lugar na disputa pelo Senado. Apesar dos apelos na televisão, da insistência em dizer que sua candidatura estava mantida e que era vítima de perseguição, ela não recebeu votos suficientes para mudar o cenário.

Na noite de ontem, após 99% das urnas teremsido apuradas, os votos nulos computados representaram 20,48%¿percentual distante dos 33% da preferência do eleitorado obtido por Rodrigo Rollemberg (PSB), o segundo na disputa ao Senado.

O candidato a senador pelo Espirito Santo José Carlos Gratz (PSL), também não teve votos suficientes para interferir na disputa ao Senado. Depois de ser impugnado e de ter ficado inelegível por oito anos, ele teve de assistir à vitória de Ricardo Ferraço (PMDB)eMagnoMalta (PR). Juntos, eles tiveram80% dos votos.

Exceções Além do Pará e da Paraíba, os votos recebidos por fichas sujas também emperraramo resultado nadisputapeloSenadoemRondônia.

Com99% das urnas apuradas, o cenário era indefinido, já que os votos nulos somavampouco mais de 38%.Opercentual ébemsuperior ao número obtido pela segunda colocada, Fátima Cleide (PT), que teve 23% da preferência dos eleitores. A definição somente será dada quando foremdivulgados os votos recebidos por IvoCassol (PP) eMelkDonadon(PHS).

Opresidente doTribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, considerou que o cenário das vitórias nesta eleição representamumsinal de que a Lei da Ficha Limpa tem valido a pena.

¿Estamosconvencidosdequeessa lei prestouumserviço importante¿, disse. Segundo ele, todos os recursos apresentados pelos candidatos enquadrados nas proibições da norma devem ser julgados antes da diplomação.Fichas sujas punidos na urna