Título: Maratona sem grandes imprevistos
Autor: Torres, Izabelle; Leite, Larissa
Fonte: Correio Braziliense, 04/10/2010, Política, p. 20

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, afirmou ontem à noite que as eleições ocorreram em clima de ¿absoluta tranquilidade¿ emtodo o país. Dados divulgados pelo TSE às 22h apontaram que 49 candidatos foram presos em flagrante por cometer crimes eleitorais.Osmotivos, segundo oministro, foram boca de urna, compra de votos, propaganda irregular e transporte ilegal de eleitores.

Entre os detidos está o filho do ex-ministro JoséDirceu, ZecaDirceu (PT-PR), que, apesar de detido por boca de urna, acabou eleito deputadofederal.Nototal,aquantidade de ocorrências envolvendo candidatos foi de 307. Segundo levantamento doTSE, houve ainda 1.099 eleitores presos ao longo do dia. ¿Os números são insignificantes, dada a dimensão continental dopaís¿, avaliouLewandowski.

Apesar dos problemas pontuais, o ministro afirmou que as eleições foram encerradas sem episódios graves de violência.¿Isso demonstra que vivemos num país na plenitude das instituições democráticas¿, disse. Ele, porém lamentou que três pessoas tenham perdido a vida enquanto votavam, mas ressalvou que todas as mortes foramnaturais.

Entre os problemas verificados nos estados, Lewandowski citou as ¿chuvas torrenciais¿ que acometeramMato Grosso do Sul, Goiás eMaranhão, o que acarretarou na necessidade de substituição de urnas atingidas pela água. Segundo ele, algumas linhas de transmissão também tiveram problemas no Maranhão, mas a adversidade teria sido resolvida sem que comprometesse a apuração no estado.

Sucesso Comrelação às urnas eletrônicas, 2.244 foram trocadas, o que significa 0,56% do total de 420 mil equipamentos utilizados emtodo o Brasil.Emapenas seis seções, as urnas que apresentaram defeito foram substituídas pelo voto manual.

OscasosocorreramnoAmazonas, no Piauí, em São Paulo, no Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.¿Éumnúmero absolutamente irrisório. A média histórica de substituições é de 3%¿, afirmouo ministro.

Números do TSE mostram também que 93,50% dos eleitores tiveram as impressões digitais reconhecidas nas 60 cidades em que houve a chamada votação biométrica. ¿Abiometria também foi um sucesso. Nenhum eleitor deixou de votar por não ter sido identificado por sua impressão digital. Nos casos em que ela não foi reconhecida, a identificação se deu pelo método tradicional¿, explicou o presidente doTSE.