Título: Longe, porém integrados
Autor: Torres, Izabelle; Leite, Larissa
Fonte: Correio Braziliense, 04/10/2010, Política, p. 20

A estreia do voto em trânsito no Brasil levou mais de 63 mil eleitores às urnas nesse domingo. Número que representou 82% do total de brasileiros cadastrados para esse tipo de votação. A falta de conhecimento dos servidores para atender a quem votava fora dos domicílios eleitorais causou transtornos e filas demoradas em alguns lugares do país,comonoDistrito Federal e no Rio de Janeiro. Apesar dos contratempos, oTribunalSuperior Eleitoral (TSE) considerou a nova possibilidadedevotaçãoumsucesso.

No DF, o principal problema foram as longas filas que se formaram nas sessões capacitadas para atender aos eleitores cadastrados.

O secretário de Planejamento do Tribunal Regional Eleitoral, Marcelo SottoMayor, atribuiu as dificuldades enfrentadas pelos brasilienses à falta de prática dos funcionários daCorte para lidar com o votoemtrânsito.

Como funcionou apenas em caráter experimental, os brasileiros que se cadastrarampara votar em outros estados puderam apenas escolher o candidato à Presidência da República. Nos próximos anos, a Corte pretende aperfeiçoarosistema e ampliar a possibilidade de cargos a serem votados.

A Justiça Eleitoral também promete ampliar a divulgação sobre o cadastramento nos cartórios eleitoraisdosestados, jáquemuita gente compareceu para votar sem ter feito o cadastropreviamente.

Com 95% das urnas apuradas, a candidata Dilma Rousseff liderava a preferência dos eleitores que votaram fora de seus domicílios. Teve 39% da predileção dos eleitores, enquanto José Serra (PSDB) apareceu com 31% dos votos e Marina Silva, com 28,3%.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, também votou em trânsito. Ele chegou às 10h30 na seção eleitoral do Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), que abrigou apenas justificativas e votos em trânsito. O título eleitoral do ministro é do estado de São Paulo.

Por não enfrentar fila para votação, o presidente da Corte, que chegou 30 minutos depois do horário previsto, causou tumulto entre os presentes. ¿Eu estou trabalhando¿, justificou. No momento, outras pessoas também alegaram que estavam em horário de trabalho, mas não tinham prioridade por isso.

Irene Custódia de Jesus, 68 anos, era a primeira da fila quando o presidente do TSE chegou.

¿Foiumaconfusão. Eu fizumacirurgia na cabeça e não posso cair.

Só não me derrubaram por causa da ajuda de uma amiga¿, comentou.

Lewandowski votou em apenas umminuto. Seguranças impediram a proximidade de algumas equipes de imprensa da sessão eleitoral, o que aumentou o transtorno no local.