Título: Pesquisa certeira
Autor: Campos, Ana Maria; Tahan, Lilian; Taffner, Ricardo
Fonte: Correio Braziliense, 04/10/2010, Cidades, p. 33
O segundo round nas eleições para o Governo doDistrito Federal (GDF) foi antecipado empesquisa realizada na última semana pelo Instituto CB Data. Entre 28 de setembro e 1º de outubro, 1,1 mil pessoas foram ouvidas em todas as cidades doDFe mostraramumquadro muito difícil de ser definido no primeiro turno.
o petista Agnelo Queiroz estava na liderança, com 41% das intenções de votos.
Testada pela primeira vez pelo instituto de pesquisas,Weslian Roriz (PSC) aparecia com 30%. Na prática, ontem, os candidatos levaram 48,41% e 31,5% dos votos, respectivamente.
O candidato Toninho do PSol havia subido bastante no levantamento, passando de 4% na coleta de dados anterior, realizado de 19 a 22 de setembro, para 10%. Sua perfomance nas urnas foi quatro pontos percentuais melhor. Eduardo Brandão (PV) mantinha 1% na pesquisa, enquanto na votação para valer conseguiu conquistarumpouco mais: 5,64%.
Assim como na disputa pelo Palácio do Buriti, o Instituto CB projetou a vitória de CristovamBuarque (PDT) e Rodrigo Rollemberg (PSB) no Senado Federal. Os dois postulantes, que integram a chapa liderada por Agnelo, possuíam52%e42% da preferência dos eleitores, de acordo com a pesquisa. Nas urnas, a pulverização aumentou. Ontem, Cristovamreceberamo aval de 37,27% do eleitorado, enquanto Rollemberg ficou com 33,03