Título: Prontos para o segundo round
Autor: Campos, Ana Maria; Tahan, Lilian; Taffner, Ricardo
Fonte: Correio Braziliense, 04/10/2010, Cidades, p. 33

O dia de votação do candidato petista ao governo do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, começou em família, na casa da mãe dele, Alaíde, na Asa Sul. Depois de enfrentar, ao longo da campanha, uma maratona diária de poucas horas de sono, alimentação desregrada e muitas caminhadas peloDF¿ que o fizeramperder sete quilos ¿, Agnelo tomou café da manhã com os familiares, como não fazia há muitos dias.Apedido da mãe, o político foi à missa no Santuário do Santíssimo Sacramento, localizado na 606 Sul. De lá, seguiu para o colégio Cesas, na 602 Sul, para votar.

O candidato, passou a tarde recluso, com a família,emumhotel.

Ele só deixou o local cerca de uma hora depois do término da apuração dos votos, que revelaramvantagem de 17 pontos sobre a candidata que o enfrentará no segundo turno,Weslian Roriz (PSC).Oencontro com a militânciaocorreuporvoltade20h, quando Agnelo chegou ao palco montado no gramado do ginásio NilsonNelson, onde cerca de 800 militantes o aguardavam.

Mais do que disposição para permanecer no páreo, o candidato demonstrou confiança na vitória, ao argumentar que os três candidatos que considera de oposição (ele, Eduardo Brandão eToninho do PSol) conquistaram70% dos votos. Para ele, esse é umsinal de que os eleitores querem mudanças.

¿O grito está engasgado na garganta. Não queremos mais corrupção, bagunça, falta de planejamento e desordem.¿ Agnelo afirmou ainda que encara com tranquilidade e naturalidade o prolongamento da disputa por mais três semanas e garantenãotemerumpossível crescimento de sua opositora.¿Não é fácil fazer uma campanha com propostas que respeitem o orçamento, que não tenha demagogia e mentira. Escolhi esse caminho, o mais difícil e o mais correto¿, reforçou. A intenção, agora, é arrebanhar os votos destinados a Brandão e aToninho do PSol.

Terninho azul Vestindo um terninho azul e acompanhada do marido, Joaquim Roriz, a candidata ao Governo do Distrito Federal,Weslian Roriz (PSC), chegou ao Centro de Ensino 1 do Núcleo Bandeirante por volta das 11h. Da entrada da escola até a seção 54,Weslian recebeu apoio de alguns eleitores e foi vaiada por petistas. Apesar de os candidatos majoritários terem preferência na hora de votar, a candidata preferiu esperar a vez na fila.Otumulto e o calor, no entanto, irritaramalgumas pessoas e ela acabou cedendo. Emumminuto e vinte segundos,Weslian digitou os votos. Ao fim, esqueceu de apertar a tecla verde pela últimavez e voltou à cabine para concluir o procedimento.

Depois de almoçar em casa com a família e amigos, entre eles o candidato à Câmara Federal Laerte Bessa, que não conseguiu se reeleger,Weslian acompanhando a apuração. Até pouco depois do término da votação, às 17h, poucos apoiadores políticos foramà mansão dos Roriz, no ParkWay.

A primeira política a chegar foi a candidata ao Senado Maria de Lourdes Abadia, que se disse ¿confiante na vitória. Omovimento começou a se intensificar por volta das 20h,comoavanço da apuração, que já anunciava a realização do segundo turno. O governador, Rogério Rosso, chegou logo após o encerramento da apuração, e parabenizou a exprimeiradama pelo resultado.

Weslian Roriz atribuiu a ¿vitória¿ à sua ¿coragem e força¿, e disse queDeus a ajudou a continuar na disputa com o postulante do PT. A candidata falou rapidamente com a imprensa e foi substituída pelo marido, que a poupou das perguntas dos jornalistas.

¿Ela é candidata vitoriosa. Ninguém acreditava que ela passava no primeiro turno, e está aí¿, afirmou.

Ele, contudo, despistou ao ser questionado sobre possíveis coligações nas próximas semanas, e disse que fará ¿alianças com o povo¿.