Título: Natura "vegetaliza" linha de maquiagem e cria refis
Autor: D'Ambrosio, Daniela
Fonte: Valor Econômico, 11/07/2006, Empresas, p. B5

Ela era Única. Agora será Diversa. A Natura está lançando uma linha de maquiagem premium, que irá substituir, ao longo de um ano, a sua marca mais importante em maquiagem. A mudança de nome acompanha a reformulação do conceito - depois de dois anos e meio de pesquisa, a empresa conseguiu levar para o universo das maquiagens duas das suas principais bandeiras: a biodiversidade e os refis.

Os dois conceitos transformaram-se em peças-chave para a Natura e são a melhor tradução da imagem que a empresa faz questão de frisar e vender dentro e fora do Brasil: o compromisso ambiental e a gestão sustentável. Não é de agora que a Natura procura "vegetalizar", como eles próprios dizem, toda a família de produtos. No ano passado, foram os sabonetes e agora é a vez da maquiagem - praticamente a única entre as linhas de maior receita da companhia que não incorporavam o conceito.

O incentivo à venda de refil também tem um componente estratégico. Além da redução do impacto ambiental, o refil garante uma redução de custo importante. Com ele, é possível vender uma linha de produtos sofisticada a um preço bem mais acessível. Nas linhas que a Natura já vende refil, como Chronos, Ekos e Todo Dia, os refis custam 25% mais barato. No caso da maquiagem, a diferença entre a versão tradicional e o refil chega a 42%. Um batom da linha Diversa sai por R$ 25 e o refil por R$ 17,50. "Há uma diferença na composição dos materiais", afirma Fernando Pantaleão, diretor de vendas da Natura.

Segundo dados publicados no balanço de 2005, os refis representaram 17,4% do total faturado no Brasil e a meta para este ano é atingir 18%. Na Argentina, esse índice é de 16,8% e na França, de 8,2%. Com a venda de refis, deixaram de ser colocadas no mercado 2,2 mil toneladas de embalagens.

A bandeira dos produtos naturais é fundamental para a Natura cavar seu espaço fora do Brasil - onde a empresa precisa construir uma marca forte e se sobressair diante da enorme e voraz concorrência. "O caminho da vegetalização é muito importante para vender a marca lá fora", diz Pantaleão. Na loja de Paris, por exemplo, só é vendida a linha Ekos.

A internacionalização está acelerada. Depois das operações em Paris e no México no ano passado e ter anunciado que entrará na Venezuela este ano e na Colômbia em 2007, o conselho da Natura aprovou, no início do ano, a abertura de três novas subsidiárias- Estados Unidos, Reino Unido e Rússia -para estudar esses mercados.

Numa primeira etapa, os novos produtos ficarão restritos ao mercado nacional. Na nova linha de maquiagens, que chega aos catálogos a partir do dia 23 de agosto, a natureza está representada pelo óleo de candeia, usado na composição das fórmulas. Ao todo, serão 59 produtos e 38 opções de refis de batom, base, sombra e blush.

O lançamento será feito durante o São Paulo Fashion Week. Apesar de classificada como premium pela Natura, a Diversa não chega a concorrer com marcas mais caras, como MAC, cujo batom custa R$ 69 ou Clinique e Lancôme, cujos batons custam cerca de R$ 60.