Título: Bush propõe para Lula reunião para discutir OMC
Autor: Landim, Raquel
Fonte: Valor Econômico, 11/07/2006, Brasil, p. A3

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, quer discutir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva propostas para evitar o colapso das negociações da rodada de liberalização do comércio entre os sócios da Organização Mundial do Comércio (OMC), segundo informaram as autoridades americanas ao governo brasileiro. Bush pediu a Lula que conciliem as agendas para permitir o encontro, paralelamente à reunião do G-8, o grupo das principais democracias industrializadas do mundo, em São Petersburgo, na Rússia.

Lula já obteve sinais de Bush de que o presidente dos EUA poderá apoiar a proposta brasileira, de realização de um encontro de chefes de Estado para discutir como mudar as instruções dos negociadores na OMC e permitir maiores avanços nas negociações.

O presidente brasileiro deve encontrar-se também com o presidente da França, Jacques Chirac, um dos principais atores na discussão da OMC, e responsável pelas maiores resistências protecionistas, contrárias a reduções significativas nas tarifas e subsídios para produtos agrícolas, O presidente do México, Vicente Fox, em fim de mandato, confirmou também reunião com Lula.

A iniciativa da Casa Branca, de garantir um encontro entre Bush e o presidente brasileiro, é uma demonstração da importância adquirida pelo Brasil nas negociações da OMC, onde o governo brasileiro garantiu papel de protagonista ao articular a formação do G-20, o grupo de países em desenvolvimento reunido para enfrentar as propostas dos países ricos em relação á agricultura.