Título: Dupla recordista no Senado
Autor: Araújo, Saulo; Vaz Viviane; Mainenti, Mariana
Fonte: Correio Braziliense, 04/10/2010, Cidades, p. 37

Nada de surpresas nas eleições para senador doDistrito Federal: conforme todas as pesquisas de opinião indicaram desde o início da campanha, os dois candidatos mais bem cotados foram os vencedores no pleito deste ano. Cristovam Buarque (PDT) e Rodrigo Rollemberg (PSB) receberam 833.480 (37,27%) e 738.575 (33,03%) votos, respectivamente.

Alberto Fraga (DEM) ficouemterceiro, com 511.517 (22,87%). Além de render vagas no Poder Legislativo, a vitória teve umsabor especial para ambos.

Primeiramente, porque dois senadores da mesma coligação (Umnovo caminho) tiveram a preferência dos brasilienses. Fato idêntico ocorreu apenas em 1986, quando foi realizada a primeira disputa nas urnas na capital.

Na ocasião, Romeu Pompeu eMeira Filho, ambos do PMDB, fizeram a dobradinha.

O segundo diferencial é que os candidatos apoiados pelo presidente Lula tiverama maior votação (leia o quadro) para o cargo na história doDF.Cristovamainda bateuumrecorde pessoal: em2002, concorrendo aomesmoposto, recebeu 680 mil votos, tornando-se o mais votado em todas as edições da corrida eleitoral.

Mesmocomobomresultado nas urnas, oprofessor e ex-ministrodaEducação preferiu adotar o discurso da cautela.

Para ele, a festa só será realmente feita depois que Agnelo Queiroz (PT) vencerWeslian Roriz (PSC) no segundo turno.

¿Até lá, não me sinto em condições de comemorar nada¿, ponderou. Ele atribuiu seu excelentedesempenho, em grande parte, à militância petista. E aproveitou para fazer um pedido aos candidatos derrotados na disputa pelo GDF.¿Façoumapelo ao PSol e aoPVpara quevenhampara o nosso lado e fique no passado qualquer confronto¿.

Mostrando tranquilidade, Cristovam, 66 anos, compareceu ontem às 10h para votar em um colégio na 914 Norte. ¿Há quatro anos (quando o candidato concorreu à Presidência da República), as pesquisas me davam 1%.

Estou com o mesmo estado de espírito¿, avaliou o político, que concorreu com outros 54 nomes. Enquanto se dirigia à seção eleitoral, foi parado por dezenas de eleitores que quiseram cumprimentá-lo, chamando-o de ¿senador¿ e ¿professor¿. Coma reeleição, Cristovam prometeu manter o foco de seus programas de governo anteriores, com ênfase na educação. Ele também acrescentou propostas na área de saúde.

¿Casa, um pode ter uma grande, e outro, pequena; roupa, um pode ter uma bonita, e outro, uma feia; férias, umpode passar na Europa, e outro, em casa.Mas o acesso à educação e à saúde tem de ser igual¿, enfatizou.

O ex-ministro, que concorreu representando uma coligação de 11 partidos, garantiu: ¿Continuo do mesmo lado das forças progressistas do PT, do PDT, do PSB e do PC do B¿. Aliado da presidenciável Dilma Rousseff, ele avaliou que o vencedor nas eleições presidenciais, não importa quem, será obrigado a melhorar a educação do país.

¿Quando houve umapagão de energia, qualquer presidente naquele momento teria de cuidar disso. Nós estamos vivendo um apagão educacional de consequências trágicas¿, comparou.

Na sala de votação, Cristovamse encaminhou à urna eletrônica acompanhado da neta Luisa Buarque, de 3 anos. A animação da pequena foi compartilhada na mesma zona eleitoral pela dona de casa Eurídice Lima, 94 anos.

¿Quero que o Brasil melhore com essas eleições e oDF também.¿ ¿Olá, senador¿ Logo depois de saber da vitória, Rodrigo Rollemberg falou ao Correio na condição de senador eleito. Ele ficou surpreso com a quantidade de pessoas que digitaram seu número nas urnas.

¿Estou emocionado. Achava impossível alcançar essa marca.Vou retribuir e honrar cada voto com muito trabalho por Brasília.¿ O novo senador ressaltou que seu mandato se sustentará em três pilares: ¿Temos o desafio de garantir educação de qualidade para todos. Também é importante fortalecermos o Sistema Único de Saúde e nos dedicarmos à inovaçãoemciência e tecnologia¿.

O político finalizou com uma crítica ao Supremo Tribunal Federal (STF), que não decidiu sobre a validade da Lei da Ficha Limpa nestas eleições. ¿O Congresso avançou com a aprovação da lei,mas o STF não teve capacidade de esclarecer a população.Mas o povo mandou um recado muito claro: quer mudar o futuro da política no Brasil.¿ A festa da vitória ocorreu no comitê do candidato, no Setor Comercial Sul.

Por volta das 10h, Rollemberg chegou para votar ao lado da mulher, Márcia, em uma escola na 604 Sul. Ao deixar a seção, ele recebeu um abraço e um pedido de uma eleitora. ¿Consegue um reajuste para os professores¿, disse a professora Cleusa deMedeiros, 50 anos.Ocandidato deixou o local de votação por volta das 10h20 e, em seguida, acompanhou Agnelo Queiroz no Centro de Estudos Supletivos Asa Sul (Cesas). ¿Esta é a vitória de Brasília¿, afirmou Rollemberg. O petista, por sua vez, dirigiu-se ao candidato de sua coligação comum¿Olá, senador¿.