Título: DEM ocupará Seguridade Social da Câmara
Autor: Peres ,Bruno
Fonte: Valor Econômico, 08/03/2012, Política, p. A6

O DEM abriu mão de seu tradicional espaço na Comissão de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, da Câmara, e vai comandar agora a Comissão de Seguridade Social e Família. Esta é uma das novidades na definição das presidências das Comissões da Câmara. O indicado pelo partido foi o médico e deputado iniciante Mandetta (DEM-MS), que, na avaliação da legenda, tem qualificação e experiência para estar à frente de uma "comissão sensível" que trata da "proteção do coletivo" da sociedade.

A presidência da Comissão de Seguridade Social e Família foi a única mudança radical no comando das comissões permanentes da Câmara. Na distribuição dos cargos, PT e PMDB tiveram preferência na escolha das presidências. O PT ficou com as comissões de Constituição e Justiça e Cidadania, com Ricardo Berzoini (SP); Educação e Cultura, com Newton Lima (SP); e Direitos Humanos e Minorias, com Domingos Dutra (MA). Já o PMDB ficou com as comissões de Finanças e Tributação, com Antônio Andrade (MG); Viação e Transportes, com Washington Reis (RJ); e Amazônia, Integração e Desenvolvimento Regional, com Wilson Filho (PB).

O PSDB indicou o deputado Eduardo Azeredo (MG) para a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e o deputado Raimundo Gomes (CE) para a Comissão de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural. Além da Comissão de Seguridade Social e Família, o DEM indicou também o presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado. Será o deputado Efraim Filho (PB).

O PR indicou os deputado Anthony Garotinho (RJ) e José Rocha (BA) paras as comissões de Legislação Participativa e Turismo e Desporto, respectivamente. O PSB indicou Domingo Neto (CE) para a Comissão de Desenvolvimento Urbano. Ao PDT, coube a indicação da presidência da comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, assumindo o posto o deputado Sebastião Bala Rocha (AP). O PP indicou os deputados Simão Sessini (RJ) e Marcio Reinaldo Moreira (MG) para as comissões de Minas e Energia e de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, respectivamente.

Para a Comissão de Defesa do Consumidor o PTB indicou o deputado José Chaves (PE). A deputada Perpétua Almeida (AC) foi indicada pelo PCdoB para a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional. O deputado Sarney Filho (MA) foi o indicado pelo bloco PV-PPS para a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. O PSC indicou o deputado Edmar Arruda (PR) para a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle.