Título: Candidato dá prioridade à universalização do ensino médio
Autor: Felício, César
Fonte: Valor Econômico, 11/07/2006, Especial, p. A12

A universalização do ensino médio é a principal meta do candidato à presidência pelo PSDB, Geraldo Alckmin, na área da educação, caso seja eleito. O tucano afirmou que pretende modificar a lei que regula o Fundeb para carregar recursos para a educação de jovens de 14 a 17 anos. A proposta que cria o Fundeb - fundo de repasse de recursos para os municípios que substituirá o Fundef - ainda tramita no Congresso. O texto enviado pelo atual governo estabelece um fundo único para todos os níveis escolares. Alckmin pretende alterar a proposta para fixar uma cota do repasse para o ensino médio, de modo a atender o objetivo de estender o ensino médio. Paralelamente, pretende criar o ProTec, um sistema de bolsas para escolas técnicas profissionalizantes, semelhante ao ProUni.

Embora a expansão do ensino universitário seja a marca mais visível do seu governo em São Paulo, Alckmin critica o governo Lula pela prioridade ao ensino superior. "A minha crítica é a seguinte: eles priorizaram o ensino superior, quando na realidade em todo o país que se avançou priorizou-se a educação básica. Gastam 75% dos recursos nas universidades", disse.

Para a equipe que assessora Alckmin na elaboração do programa de governo, o ensino médio merece tratamento prioritário pelo efeito a curto prazo que a sua universalização poderia ter na melhora dos indicadores de segurança desemprego. "O grande gargalo da educação no Brasil é o ensino médio, e não o fundamental, ao contrário do que muitos pensam", disse o ex-secretário da Educação Gabriel Chalita, que deve colaborar na elaboração das propostas. (CF)