Título: Bancada federal renovada
Autor: Goulart, Guilherme; Mader, Helena
Fonte: Correio Braziliense, 04/10/2010, Cidades, p. 38

A bancada candanga na Câmara dos Deputados tomará posse em 1º de fevereiro de 2010 marcada pela renovação. Enquanto um dos oito deputados federais eleitos pelo Distrito Federal no pleito de 2006 comemorou amanutenção do cargo, os demais irão estrear na Casa. Uma das surpresas ficou por conta da eleição do deputado distrital José Antônio Reguffe (PDT). Com 266.465 votos, o economista e jornalista atingiu 18,95% do total da votação e, proporcionalmente, se tornou o federal mais bem votado do país. Outros colegas da coligação Umnovo caminho ¿os deputados distritais Paulo Tadeu e Érika Kokay e o também petista Geraldo Magela¿fizeram com que o número de deputados do PT subisse de um para três. Luiz Pitiman (PMDB), apesar de nono colocado no geral, ficou com a 8ª vaga, beneficiado pelos votos conquistados pela própria coligação.

O ex-diretor geral da Polícia Civil do Distrito Federal e atual deputado Laerte Bessa (PSC) não conseguiu a reeleição. Os demais eleitos para a Câmara Federal pela capital do país são da coligação O DF pode mais: Jaqueline Roriz (PMN), filha do ex-governador do DF Joaquim Roriz; e Izalci Lucas e Ronaldo Fonseca, ambos do PR. Além de Bessa, Augusto Carvalho (PPS) falhou na tentativa de continuar como deputado.

Ficou na 16ª colocação.

Da atual bancada, apenasMagela se manterá na Casa.

Reguffe conversou com o Correio às 19h55, momento em que a apuração no Distrito Federal ultrapassava os 90%. O distrital aparecia com mais de 250 mil votos computados ¿ ele acompanhou a contagem em casa, ao lado da família.

Emocionado, revelou surpresa pela primeira posição para a Câmara Federal. ¿Eu quero agradecer a cada uma das pessoas que votou em mim. O maior agradecimento que posso dar é ser um deputado honesto e decente e cumprir todos os meus compromissos de campanha¿, afirmou.

O candidato do PDT chega à Câmara dosDeputados depois de uma passagem pelo parlamento local (veja os perfis dos demais eleitos). Como discurso e o mandato marcados pela ética e pela transparência, Reguffe prometeu levar a mesma postura para a Câmara Federal. ¿Vou agir da mesma forma¿, garantiu. Ele havia chegado à Câmara do DF após duas tentativas: 1998 e 2002. Elegeuse pela primeira vezem2006, com 25.805 votos¿o terceiro mais votado. Ex-líder estudantil na Universidade de Brasília (UnB) e no Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), começou a carreira política pedindo votos sozinho nas ruas, bares e restaurantes da cidade. Gastou R$ 22 mil na eleição.

Mudança Para a deputada distrital Érika Kokay, futura colega de bancada deReguffe, a eleição de cinco candidatos da coligaçãoUmnovo caminho representa o desejo de mudança do povo candango. ¿Essa representatividade revela um grito deBrasília, que pede ética na política.Vou continuar trabalhando da mesma formaque vinha fazendo naCâmara Legislativa,mas com a diferença de que agora terá uma dimensão nacional¿, explicou a petista. Ela acredita que a maioria eleita pelo grupoPT-PDTPMDBtende a facilitar o diálogo e a aprovação de projetos.

O ex-deputado distrital Izalci Lucas comemorou a quarta posição no geral e avaliou que a condição de minoria da coligação O DF pode mais não será problema para os três deputados federais eleitos em nome do grupo. ¿Brasília está acima de tudo, inclusive da questão partidária. Vamos trabalhar juntos. O importante é a vitória, é mudar esse quadro político de Brasília e aumentar a autoestima da população¿, disse o representante do PR. O Correio tentou contato por meio de telefone celular com os demais deputados federais candangos eleitos ontem, mas não obteve resposta ou retorno