Título: Uma nova velha Câmara
Autor: Bernardes, Adriana; Mader, Helena; Pires, Luciano
Fonte: Correio Braziliense, 04/10/2010, Cidades, p. 39

As previsões de renovação maciça da Câmara Legislativa por causa dos escândalos que atingiram a Casa recentemente não se concretizaram.

Das 24 vagas, apenas 13 serão ocupadas por pessoas que não fizeram parte da legislatura atual¿o mesmo percentual de renovação da eleição passada (54,1%). Além dos nove deputados que conquistarama reeleição e dos três suplentes que vão assumir uma vaga definitiva, três distritais estão de volta. ChicoVigilante, Arlete Sampaio eWasny de Roure, todos do PT, já haviam sido eleitos empleitos passados e, agora, conseguiram um novo mandato. Dez parlamentares são estreantes tanto no Legislativo local como na vida política.

Chico Leite (PT) foiomaisvotado, conquistando a preferência de 36.806 eleitores.

No pleito passado, ele havia sido eleito com 23.109 votos. Chico atribui esse crescimento ao seu discurso de defesa da ética. ¿A votação foiumreconhecimento pelo trabalho que eu fiz na Câmara Legislativa.Mastambémrepresenta uma resposta da sociedade aos escândalos recentes e a tudo aquilo que envergonha a cidade¿, afirma Chico Leite. ¿Neste novo mandato, vou continuar com o mesmo trabalho que já vinha desenvolvendo, de defesa da ética e da transparência na política.¿ O Partido dos Trabalhadores é a legenda com o maior número de representantes. Nos próximos quatro anos, a Câmara Legislativa terá cinco petistas, uma mais do que na atual legislatura. A expectativa é que o futuropresidente da Casa saia do PT. As negociações em torno do cargo devem começar antes mesmo da posse. Como omais votado, Chico Leite pode sair na frente para a disputa.

Dos 24 eleitos, 14 são de partidos ou coligações que apoiaram Agnelo Queiroz no primeiro turno e 10 representam legendas que estavam ao lado deWeslian Roriz. Em uma eventual vitória na eleição de 31 de outubro, Agnelo teria maioria absoluta na Casa.ODEM, o PPS e o PSDB elegeram dois distritais cada um. Os outros 13 partidos que conseguiramemplacar representantes terão uma cadeira cada. O PMDB fez apenas um deputado.Mas a representatividade do partido pode aumentar.

RôneyNemer, que teve 17.778 votos, pode ganhar maisumcompanheiro de legenda. Isso porque o peemedebista Benício Tavares conquistouapreferênciade17.558 eleitores, mas a sua votação não entrou na contagem oficial de votos.

A candidatura do ex-distrital foi impugnadacombase na Lei Ficha Limpa¿ele tem uma condenação por apropriação indébita de recursos da Associação dosDeficientes do DF. O Correio apurou que Benício deve tomar a vaga de Raimundo Ribeiro, caso consiga reverter a impugnação na Justiça.

Mesmo integrando o DEM, expartido de José Roberto Arruda e a legenda mais desgastada pelo escândalo da Caixa de Pandora, Eliana Pedrosa conseguiu uma votação expressiva.

Ficou em segundo lugar, com uma diferença de apenas 1.419 votos para oprimeiro colocado.Mas a legenda perdeu espaço: tinha três representantes e agora tem apenas dois. Além de Eliana, Raad era suplente e foi reeleito. Paulo Roriz ficou em 13º, mas não conseguiu a vaga por causa do coeficiente eleitoral.

Corporação Conhecida por sua força política, a Polícia Civil será a corporação com maior número de representantes.

Alírio Neto (PPS), que conquistou a reeleição, foi um dos fundadores do sindicato que representa a categoria. Cláudio Abrantes (PPS) é agente da corporação e Dr.Michel é delegado da 35ª Delegacia, em Sobradinho II. JáWellington (PSC) é presidente licenciado do sindicato.

A eleita com menor número de votos foi Celina Leão. Pupila da família Roriz, ela trabalhou no gabinete da então deputada distrital Jaqueline e foi secretária da Juventude do ex-governador Joaquim Roriz. Celina Leão ficou em 38º lugar, com 7.771 votos, número menor do que o de 14 candidatos que ficaram de fora.

Apesar de a maioria dos distritais ser ligada a Agnelo, o ex-governador Joaquim Roriz vai manter a sua influência política na Câmara. Além de Celina Leão, sua filha caçula, Liliane Roriz, conquistou uma vagaemsua primeira disputa, repetindo o feito de sua irmã Jaqueline na eleição passada. A família de Cristiano Araújo (PTB) também é muito ligada ao ex-governador, assim comoWellington, umconhecido rorizista.

Entre os antigos aliados de José Roberto Arruda, destaca-se Raimundo Ribeiro, que tem ligação estreita com o ex-governador e foi secretário de Justiça e Cidadania na gestão passada.

O estreante Joe Valle, engenheiro florestal e ambientalista, também ocupouumcargo no governo Arruda, mas ficou poucos dias como presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). Apoiado pelo senador eleito Rodrigo Rollemberg, Joe disputou voto a voto com o colega de partido Guarda Jânio.

Mas levou a melhor com uma diferença de apenas 141 votos.

Para o cientista político e professor da Universidade de Brasília Leonardo Barreto, nem todos os eleitores levam em consideração a bandeira da ética na hora de votar. ¿Apesar do descontentamento, o eleitor não enxerga opções virtuosas. As pessoas consideram que todo deputado distrital é igual e, quando isso acontece, entram em cena as promessas de favores e os trabalhos sociais já realizados. A população também analisa quais campanhas são mais bem estruturadas¿, explica o especialista.