Título: Brasil é pioneiro no PC pré-pago
Autor: Rosa, João Luiz
Fonte: Valor Econômico, 12/07/2006, Empresas, p. B2

Steve Ballmer tem pensando muito no Brasil nos últimos tempos. Ele mostra, satisfeito, uma lata de M&Ms verde-amarelos, que um parceiro brasileiro mandou fazer especialmente para ele, e pergunta curioso o que foi que aconteceu para a seleção brasileira não chegar à final da Copa da Alemanha. Mas distrações à parte, o que mais chama a atenção de Ballmer é uma peculiaridade do país, que está levando a empresa a buscar novas maneiras de fazer negócios.

"Existe um país desenvolvido dentro do Brasil e esse consumidor adquire os mesmos produtos que são comprados nos mercados mais ricos", diz. Mas há também uma imensa massa de pessoas que não pode fazer o mesmo, apesar de ter o computador entre suas prioridades. É por isso que a Microsoft decidiu definir o país como o pioneiro nos testes do PC pré-pago, um modelo que só agora está seguindo para outros mercados. "O Windows Starter Edition também é um sucesso no Brasil", afirma Emilio Umeoka, presidente da subsidiária brasileira.

No mundo todo, a Microsoft tem 650 mil parceiros de negócios, que criam programas que funcionam sobre a tecnologia da companhia, ajudam a vender seus softwares, prestam serviços e dão treinamento. No Brasil, são 15 mil empresas com 313 mil funcionários "Todas são apoiadas por nós de algum jeito", diz Ballmer. Na conferência de parceiros que começou ontem, em Boston, oito companhias brasileiras participam um concurso internacional, com 11 indicações de casos de sucesso no qual usaram a tecnologia da multinacional. (JLR)