Título: Atraso do Vista deverá ter impacto 'relativo' no país
Autor: Rosa, João Luiz
Fonte: Valor Econômico, 12/07/2006, Empresas, p. B2

A Microsoft terá seis versões da nova edição de seu sistema operacional, o Windows Vista, que deve ser lançado no último trimestre deste ano para o mercado empresarial e no começo de 2007 para os usuários domésticos. A companhia, que enfrentou atrasos no lançamento do produto, cuja última versão foi lançada em 2001, espera um impacto "relativo" nas vendas brasileiras pelo fato de a edição doméstica chegar somente depois da data mais forte do comércio, o Natal.

Segundo Alexandre Leite, diretor da divisão Windows Client no Brasil, "a sazonalidade do varejo mudou muito" e as vendas de microcomputadores "têm historicamente aumentado no início do ano". Além disso, acrescenta, as vendas no varejo cresceram muito nos últimos dois anos, impulsionadas por medidas de incentivo do governo e pela queda do dólar, que baratearam os equipamentos.

Enquanto a edição anterior do Windows, a XP, de 2001, tinha duas versões (para empresas e para usuário final), a versão Vista terá seis, das quais quatro para o usuário doméstico e duas para empresas. Entre as versões para o consumidor final estará a Starter Edition, edição simplificada do Windows destinada a iniciativas de inclusão digital e acesso à população de mais baixa renda.