Título: Interurbano pode ficar até 2,8% mais barato
Autor: Ribeiro, Alex
Fonte: Valor Econômico, 12/07/2006, Brasil, p. A3

As ligações interurbanas (DDD) entre telefones fixos deverão ficar entre 2,7% e 2,8% mais baratas a partir da próxima semana. O cálculo do índice por empresa está sendo feito pelos técnicos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e deverá ser analisado pela diretoria da agência até sexta-feira, já que a partir da próxima semana o colegiado estará em recesso. O reajuste deve ser publicado na segunda-feira no Diário Oficial. Também será definido o índice de redução para as ligações internacionais.

Os índices valem como um teto para as tarifas de longa distância nacional. Entretanto, a própria agência informou que a maioria das empresas oferece aos consumidores tarifas mais baratas que o teto, porque há competição no mercado de ligações interurbanas.

A falta de acordo entre as operadoras de telefonia fixa e móvel sobre o valor de remuneração das redes móveis (VUM) vai atrasar a definição do reajuste das chamadas de telefones fixos para celulares. Diferentemente das ligações entre telefones fixos, em que o atraso na definição das tarifas prejudicou o consumidor, que vai levar uma semana a mais para ser beneficiado com tarifas menores, no caso do reajuste das chamadas para celulares, não há prejuízo, pois os índices de correção deverão ser positivos.

Hoje, as operadoras de telefonia fixa deverão publicar anúncios com os novos valores das tarifas de ligações locais e assinatura básica, que entrarão em vigor na sexta-feira. A decisão da Anatel prevê uma redução de 0,3759% no caso da Telefônica, de 0,5134% para a Telemar e 0,4222% na Brasil Telecom, e de 0,43% para os créditos de telefones públicos em todo o país.