Título: Estrangeiras elevam presença no país
Autor: Vilella, Janaina
Fonte: Valor Econômico, 19/07/2006, Empresas, p. B3

Primeiro foi a Air France KLM; depois, a British Airways e , agora, a Deutsche Lufthansa. Uma após outra, as companhias aéreas européias anunciaram a criação de novos vôos entre Brasil e Europa nos últimos 15 dias. Ontem, a Lufthansa disse que terá uma rota diária de São Paulo a Munique, na Alemanha, a partir de setembro.

O aumento da demanda, disparado pelo dólar mais baixo e pela economia em crescimento, explica as ações das companhias aéreas estrangeiras. Elas afirmam que a situação da Varig não teve influência nos planos. "Os novos vôos não têm ligação com a Varig", disse Jens Bischof, novo vice-presidente da Lufthansa para as Américas, a jornalistas. A empresa alemã já opera vôos diários para Frankfurt e mais cinco vôos semanais para Zurique, por meio da subsidiária Swiss (ex-Swissair). "Temos hoje no Brasil uma operação muito rentável", afirmou.

Porém, a Varig - que tinha forte atuação no mercado internacional - reduziu em 51% o transporte de passageiros nas linhas para o exterior de junho de 2005 a junho deste ano, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil. No ano passado, a empresa operava vôos internacionais para mais de 25 destinos. Hoje, voa para 11. Abandonou rotas como Paris, Los Angeles e Milão e reduziu freqüências.

"É claro que as estrangeiras estão tomando espaço no mercado aéreo brasileiro", disse o brigadeiro Mauro Gandra, ex-diretor do antigo Departamento de Aviação Civil e ex-presidente do Snea, sindicato que representa as companhias aéreas nacionais. Segundo ele, o arrefecimento das operações da Varig dificilmente será compensado pela TAM - a única empresa brasileira que poderia vir a substituir a Varig - e por isso as companhias aéreas estrangeiras dominam o transporte internacional. "A TAM não quer algumas rotas e é muito pequena em relação às estrangeiras", afirmou Gandra.

Dos Estados Unidos, há quatro empresas que atuam no Brasil. TAM e Varig voam apenas para Miami e Nova York, enquanto empresas como American Airlines, United Airlines, Delta e Continental atendem diversas cidades americanas. Já as companhias européias oferecem uma grande quantidade de rotas. A portuguesa TAP é a que mais tem vôos no Brasil, com 47 por semana. Até o fim do ano, a Air France KLM terá 22 freqüências semanais; a British terá dez, a partir de dezembro; e a Lufthansa terá um total de 19. Juntas, a Varig e a TAM oferecem 31 vôos por semana para a Europa, sendo que a TAM passará a operar mais sete a partir de outubro.