Título: Agências de classificação de risco encararam oferta realizada com ressalvas
Autor: Rocha, Alda do Amaral
Fonte: Valor Econômico, 19/07/2006, Agronegócios, p. B12

As agências de classificação de risco Standard & Poor's e Moody's reagiram de maneira distinta, mas com ressalvas, à oferta de compra feita pela Sadia para a Perdigão.

Antes de a Perdigão anunciar que "recebeu manifestações por escrito de recusa do valor da oferta por parte de acionistas que representam 55,38% do seu capital social", a Standard & Poor's pôs os ratings de crédito corporativo "BB" atribuídos à Sadia em CreditWatch com implicações negativas.

A agência explica que, colocados em CreditWatch, os ratings poderão ser "rebaixados ou reafirmados dependendo da estrutura final da aquisição, da alavancagem financeira resultante na entidade combinada, e de uma análise mais detalhada dos potenciais ganhos de integração".

Já a Moody's, também antes do pronunciamento oficial da Perdigão, confirmou o rating Ba2 da Sadia. Esta confirmação, conforme explicou a agência, foi baseada em uma visão de que a oferta realizada para a compra da Perdigão ainda está em fase inicial e incerta. No fim da tarde, a observação comprovou-se pertinente.

No mercado, as ações de Sadia e Perdigão registraram comportamento diferente ontem na Bolsa de Valores de São Paulo. As ações preferenciais da primeira, que dispararam na segunda-feira, caíram 3,87% ontem, mas ainda apresentam variação positiva de 3,65% neste mês de julho. Já os papéis ON da Perdigão subiram 0,18% no pregão de ontem e passaram a acumular valorização de 26,05% no acumulado do mês.

Analistas ouvidos pelo Valor antes do anúncio da Perdigão afirmaram temer o pesado endividamento que terá que ser assumido pela Sadia caso o negócio de fato vá adiante.