Título: Petistas devem apoiar aliança com PSB pela reeleição de Lacerda em BH
Autor: Moura e Souza, Marcos de
Fonte: Valor Econômico, 19/03/2012, Política, p. A8

O PT deverá apoiar a reeleição do atual prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB). Em votação interna ocorrida ontem na cidade, 60% dos filiados optaram pela aliança, segundo apuração parcial. Os demais votaram nas chapas que defendiam uma candidatura própria. Se confirmada, a decisão pode facilitar o diálogo do PT com o PSB em outras cidades pelo país, como São Paulo e Recife.

Pelas regras do PT, o resultado de ontem ainda tem de passar pelo crivo de uma assembleia de delegados que votarão no próximo domingo. Mas para o vice-presidente do PT de Minas, o deputado estadual Miguel Corrêa Júnior, o apoio a Lacerda está praticamente decidido.

O partido apoiou Lacerda em 2008 e elegeu o vice-prefeito, Roberto Carvalho. Mas o próprio Carvalho vem liderando queixas em relação ao governo e, com o apoio de parte da base, levantou a bandeira da candidatura própria. Ele se apresenta como potencial candidato.

Lideranças petistas de peso nacional, no entanto, têm defendido que o PT continue apoiando Lacerda e continue tendo a vice-prefeitura numa eventual reeleição. O ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, dois ex-ministros do governo Lula, Luis Dulci e Patrus Ananias estão entre os que pregam a manutenção da aliança do PSB em Belo Horizonte. A direção do partido em Minas também é a favor da chapa com Lacerda.

Favorito atualmente à reeleição, Lacerda quer manter a peculiar aliança que envolve o PT e o PSDB. Os dois partidos participam do governo com secretarias e cargos em autarquias - no caso do PT, também com a vice-prefeitura. Entre os argumentos dos petistas que não querem mais apoiar Lacerda é que não é possível estar ao lado dos tucanos na prefeitura e na oposição a eles no governo estadual e federal. Mas em outras cidades de Minas, disse um dos líderes petistas no Estado, "há muitas possibilidades de chapas com o PSDB, a maioria delas com o PT com um candidato a prefeito e o PSDB como vice".

Na disputa interna de ontem, eram ao todo 16 chapas. Metade defendia Lacerda, metade candidatura própria. O presidente do PT estadual, o deputado federal Reginaldo Lopes, disse na sexta que esperava uma vitória das chapas a favor da aliança, com cerca de 65% dos votos. Corrêa Júnior considera que com o resultado de ontem é muito improvável uma virada no jogo até domingo.

Na semana passada, Mário Assad Júnior, secretário-geral do PSB em Minas, disse que caso o PT decidisse pela candidatura própria em Belo Horizonte as conversas com o PSB em outras cidades poderiam ficar comprometidas.