Título: Heloísa Helena chega aos 10% e ameaça levar disputa ao 2º turno
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 19/07/2006, Política, p. A7
Aumentou a chance de segundo turno na eleição presidencial em outubro, segundo a pesquisa divulgada ontem pelo Instituto
Datafolha. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) obteve 44% nas intenções de voto (dois pontos percentuais a menos do que em
junho), ante 28% do tucano Geraldo Alckmin (um ponto a menos), 10% da senadora Heloisa Helena (P-SOL), 1% para o senador Cristovam Buarque (PDT) e o mesmo percentual para o ex-deputado José Maria Eymael (PSDC) e Rui Costa Pimenta (PCO). O candidato do PSL, Luciano Bivar, não atingiu 1%.
Heloísa Helena foi a única candidata que variou acima da margem de erro, ao crescer quatro pontos percentuais. Apesar de satisfeita com o resultado, a senadora alagoana evitou comentar o resultado da pesquisa. Disse que gostaria de conhecer o questionário do Datafolha para opinar.
Com este resultado, a soma das intenções de voto dos adversários de Lula alcança 40%, ou 48% dos votos válidos. A folga de Lula em relação à maioria absoluta está no limite da margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. Segundo informação da "Folhapress", o Datafolha considera que não é mais possível afirmar, como em pesquisas anteriores, que Lula venceria no primeiro turno.
A pesquisa mostra ainda que se manteve a diferença entre Lula e Alckmin na simulação de segundo turno. O petista oscilou de 51% para 50% entre junho e julho, enquanto o tucano permaneceu com 40%. A pesquisa ouviu 6.264 eleitores em 272 municípios entre os dias 17 e 18 de julho. (com agências noticiosas)