Título: Governo vai ouvir instituição privada sobre juro
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 20/07/2006, Empresas, p. C2

Representantes dos bancos privados serão ouvidos pelo governo no esforço para a redução dos juros nos financiamentos, mas o secretário executivo do Ministério da Fazenda, Bernard Appy, afirmou que, geralmente, essas instituições particulares estão mais interessadas na redução da carga tributária que no aumento da concorrência.

A diminuição dos custos administrativos, a inadimplência e a escala das operações de crédito também foram abordadas na reunião realizada na terça-feira no Palácio do Planalto. Appy disse que, para tornar as instituições mais eficientes, esses são componentes importantes na formação do spread.

O secretário negou que, naquela reunião, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria pressionado os bancos públicos federais a baixarem os juros e o spread. Ele também rejeitou as interpretações de que a reunião, às vésperas do Copom, teria tido o objetivo de dar um sinal aos integrantes do Comitê de Política Monetária de que o presidente esperava uma redução maior da taxa Selic. "Em momento algum foi colocada qualquer coisa que comprometa a boa governança das instituições públicas, principalmente aquelas que têm acionistas minoritários", disse.

Na noite da terça-feira, o presidente Lula realizou a segunda reunião sobre a ampliação do crédito no país e a redução dos juros. De acordo com Appy, foram discutidas diversas questões e medidas importantes para viabilizar a redução do spread e para aperfeiçoar o crédito.