Título: Heloísa Helena diz que estará no segundo turno
Autor: Lyra, Paulo de Tarso
Fonte: Valor Econômico, 20/07/2006, Política, p. A7

A candidata do P-SOL à Presidência, Heloisa Helena, reagiu com ironia aos comentários de tucanos e petistas sobre seu crescimento na pesquisa Datafolha. A senadora disse que, enquanto os dois partidos analisam seu crescimento, ela está trabalhando muito para estar no segundo turno. "O PSDB comemora, o PT comemora, eu agradeço a comemoração, mas eu estou trabalhando muito para estar no segundo turno, contra o candidato Alckmin ou contra o candidato Lula, não escolho adversário".

Heloísa Helena considera que os tucanos, ao comemorarem seu crescimento na pesquisa, estão subestimando sua candidatura. "Eu agradeço as declarações de que o meu crescimento assegura a realização de segundo turno, mas eu estou trabalhando muito para substituir o Alckmin, fazendo um esforço danado para impedir que ele chegue ao segundo turno", disse por telefone a senadora, que estava em campanha no interior do Ceará.

De acordo a pesquisa, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva caiu de 46% para 44% das intenções de voto, o tucano Geraldo Alckmin, que tinha 29%, agora tem 28%; já Heloísa Helena, que tinha 6% das intenções em junho, subiu para 10%.

Na sondagem divulgada na terça-feira, o presidente aparece com 52% dos votos válidos, que, no caso de pesquisa, também excluem os indecisos. Como a margem de erro do Datafolha foi de dois pontos percentuais, ela não garante ao presidente a vitória em primeiro turno.

Em relação às declarações do ministro Tarso Genro, críticas ao fato de a senadora ser contra propostas como o ProUni, Fundeb e Bolsa-Família, apesar de ser candidata de esquerda, Heloísa Helena rebateu: "Não vou bater boca com os empregadinhos e os ministros do presidente Lula. Quero ter a oportunidade de debater com o patrão deles."