Título: Petrobras amplia base em SP
Autor: Pires,Fernanda
Fonte: Valor Econômico, 23/03/2012, Emrpesas, p. B7

A Petrobras começou as obras de ampliação e adequação da Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA), em Caraguatatuba, no litoral de São Paulo. O objetivo é preparar a instalação para receber o gás natural do pré-sal da bacia de Santos. Depois da expansão, prevista para terminar em 2014, a UTGCA terá capacidade para processar diariamente até 20 milhões de metros cúbicos de gás.

Hoje, a oferta é para 18 milhões de metros cúbicos de gás, mas o volume efetivamente feito é de 9 milhões de metros cúbicos por dia. O processamento resulta em 200 metros cúbicos de GLP (gás liquefeito de petróleo) e 600 metros cúbicos de C5+ (também correspondente à fração líquida do gás).

A UTGCA ocupa um terreno de 1 milhão de metros quadrados. A unidade recebe gás e condensado de três plataformas offshore da bacia de Santos, na costa dos Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro. O material vem dos navios-plataforma FPSO Cidade de Santos, instalado no polo Uruguá; FPSO Cidade de Angra dos Reis, no campo de Lula, localizado na área do pré-sal; e da plataforma de Mexilhão, que produz o gás e condensado do campo de Mexilhão, localizado na costa de Caraguatatuba.

A expansão da UTGCA é feita pela Schahin. A estimativa é que 700 empregos sejam gerados. A Petrobras informou que ao serem abertas, as vagas serão disponibilizadas pela Schahin no posto de atendimento ao trabalhador (PAT) de Caraguatatuba.