Título: Foco será nas grandes cidades
Autor: Vaz, Lúcio; Pariz, Tiago; Sassine, Vinicius
Fonte: Correio Braziliense, 06/10/2010, Política, p. 5

Os votos de Marina Silva, cobiçados pelos presidenciáveis, estão concentrados em locais com mais de 200 mil eleitores

Será fácil para o comando da campanha de Dilma Rousseff (PT) identificar onde estão os cobiçados votos conquistados por Marina Silva (PV) no primeiro turno. Eles estão nas grandes cidades. Quanto maior a população, maior a proporção de votos dados à candidata do Partido Verde. Marina concentrou 54,5% dos seus votos nos 80 maiores colégios eleitorais, em cidades com mais de 200 mil eleitores. Exatos 27,7% dos seus votantes estão em apenas 10 cidades, todas elas com mais de 1 milhão de eleitores. Nesses redutos, ela conseguiu 5,4 milhões de votos, enquanto o candidato do PSDB, José Serra, ficou com 5,8 milhões.

Nas capitais brasileiras, cidades de grande e médio porte, os votos do PV somaram 7 milhões, apenas meio milhão a menos do que os votos tucanos. Dilma chegou aos 9,9 milhões. A grande diferença de votos em favor de Dilma aconteceu nos pequenos municípios. Na votação geral, foram 14,5 milhões de votos de vantagem sobre o segundo colocado, Serra. Desse total, uma diferença de 10,9 milhões de votos saiu das pequenas cidades. Em micromunicípios no Nordeste, onde cerca de 80% da população são beneficiados pelo programa Bolsa Família, a votação da candidata do presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a 90% do eleitorado.

Nos 80 maiores colégios eleitorais, Dilma arrancou 15,6 milhões de votos, o que representa 32,8% do seu eleitorado. Serra chegou aos 12 milhões, ou 35,4% do seus votos. A diferença entre os dois primeiros colocados nesse reduto, portanto, foi de apenas 3,6 milhões de votos. Por isso a importância dos 10,7 milhões de votos conseguidos por Marina nas grandes cidades.

A campanha de Marina Silva à Presidência focou as grandes capitais. Praticamente todas as viagens feitas pela candidata para o corpo a corpo com eleitores tiveram como destino as capitais, em especial Rio de Janeiro e São Paulo. Marina contou também com movimentos organizados nas médias e grandes cidades, suprapartidários, que organizaram atos de campanha simultâneos. A internet foi o meio utilizado para a convocação dos eleitores.

O secretário de Comunicação do PT, André Vargas, afirmou que o desempenho de Marina nas maiores cidades deve-se à maior influência da internet e dos programas de TV nesse eleitorado. A Marina fez mais campanha no Sul e no Sudeste, onde estão as maiores cidades. E nesses locais, os programas de televisão e a comunicação das campanhas são mais efetivos, afirmou. André Vargas, no entanto, buscou minimizar o desempenho de Marina, argumentando que o sangramento de votos em Dilma deve-se mais à campanha do submundo político praticada por José Serra do que por uma boa aceitação da senadora do PV. O poder da mídia teve grande influência porque atuou em consórcio com a oposição. Eles só socaram a gente no fígado, que não tira sangue, mas causa fadiga, afirmou. A campanha de Dilma analisou o mapa da votação de Marina e decidiu que a maior ofensiva será no Rio de Janeiro, onde a petista faz hoje três carreatas.

Distrito Federal Os votos de Marina no primeiro turno também estão mapeados no Distrito Federal (DF). O PT sabe que terá que buscar votos em praticamente todas as cidades, além do Plano Piloto. A candidata do PV foi a mais votada em 19 das 21 zonas eleitorais (veja arte). Ela ficou em segundo lugar apenas na sexta e na sétima zonas, onde Dilma venceu por pouca diferença. Marina fez 611 mil votos no DF, o que representou 42% dos votos válidos. A saída para a candidata petista será trabalhar na esteira do candidato do partido ao governo do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, que venceu em 18 das 21 zonas.

Os comandos das campanhas nacional e local já entraram em contato e decidiram o óbvio. As campanhas para Agnelo e Dilma serão coladas. Mas a coordenação da campanha de Agnelo já avisou que haverá sempre uma diferença de resultados, porque a campanha no DF tem outra dimensão. Agnelo representa uma radical mudança do modelo em relação a Weslian, porque ela é a reprodução do rorizismo, que representa a corrupção, o aparelhamento de máquina para apadrinhamento. Nesse sentido, a campanha de Agnelo é mais ampla. Ele fará campanha colado com Dilma, mas, ao fim , vai ampliar mais, explica o coordenador da campanha de Agnelo, Luiz Costa Pinto.

No DF, Dilma obteve a segunda colocação em colégios eleitorais expressivos, como Taguatinga, Gama e Ceilândia. Ficou atrás de Marina em todos eles, mas superou o tucano José Serra, com quem disputa o segundo turno. Serra superou Dilma em apenas quatro zonas eleitorais, onde estão os eleitores da Asa Sul, do Lago Norte, do Paranoá, de Samambaia e do Recanto das Emas.

O número 7 milhões Quantidade de votos conquistados pela candidata do PV à Presidência nas capitais brasileiras