Título: Inclusão racial é alvo nas corporações
Autor: Boarini, Margareth
Fonte: Valor Econômico, 25/07/2006, Suplementos, p. F3

Diversidade não é benemerência, é característica humana, como se fosse impressão digital e as empresas perceberam que criar ações específicas ao tema agrega valor. A avaliação é de Hélio Santos, professor e presidente do Instituto Brasileiro da Diversidade (IBD), que, apesar da lentidão com que a sociedade assimila a importância desse assunto, mostra-se otimista com o fato de o mercado atentar-se para a valorização do material humano.

"Sou entusiasta da diversidade no Brasil porque acho que ela ainda vai crescer muito. As empresas vão investir nisso e cada vez mais a diversidade deverá ser adotada em nosso país como algo positivo para o desempenho empresarial", afirma Santos.

O Instituto Ethos desponta como um dos grandes motivadores dessa área. Gera discussões, aglutina lideranças e municia empresas com estudos específicos sobre perfis diferentes com publicações informativas.

O manual "O Compromisso das Empresas com a Promoção da Igualdade Racial", lançado em final de maio, vem enriquecer a série que já conta com os títulos "Como as Empresas Podem (e Devem) Valorizar a Diversidade", "O Que as Empresas Podem Fazer pela Inclusão de Pessoas com Deficiência" e "O Compromisso das Empresas com a Valorização da Mulher".

Segundo Benjamin Gonçalves, coordenador do projeto, o manual sobre inclusão racial visa promover iniciativas dentro das corporações e chamar a atenção para um tema até agora pouco abordado. "É inegável a ocorrência de situações de discriminação no meio corporativo. Afinal, por serem as maiores promotoras de oportunidades de emprego e de ascensão profissional no país, as empresas estão mais sujeitas a práticas discriminatórias no âmbito das relações de trabalho", registra a obra.

O manual discute tópicos que vão desde fontes de conflito e violência racial, a baixa diversidade étnico-racial no mundo do trabalho, recomendações para a promoção da igualdade racial nas empresas, além de apresentar cases de empresas e dados sobre a população brasileira.

Na visão de Oded Grajew, do Ethos, a idéia de sensibilizar o setor empresarial para uma questão como essa é por ele ser de longe o mais poderoso da sociedade, uma vez que reúne poderes financeiros e econômicos, entre outros, e por esse motivo é que possibilita melhoras.

Prova de que esse é um tema que veio para fazer parte das discussões nas empresas é a criação de um MBA de Gestão da Diversidade, que o presidente do IBD anuncia para o segundo semestre, na Universidade São Marcos, onde é professor. "Com certeza, esse é um tema que deverá atrair a atenção de profissionais de diferentes setores da economia", diz Santos. (M.B.)