Título: Heloísa Helena defende crédito para montadoras
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 25/07/2006, Política, p. A6

A candidata do P-SOL à Presidência, senadora Heloísa Helena, fez campanha ontem em São Bernardo do Campo (SP), berço de seu antigo partido e hoje adversário, o PT. "É como estar em qualquer outro lugar ? ? , disse ela, negando que sua passagem pelo ABC fosse uma provocação ao presidente Lula

Heloísa aproveitou para defender a criação de uma linha de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para compensar as perdas das montadoras com a redução das exportações.

"É muito importante que haja mudança da política econômica, com redução de juros. O juro alto, o câmbio baixo e problemas na exportação afetam a indústria. Defendemos que o BNDES esteja à frente das negociações para financiamento de linha de exportação, mas não robotização, porque também reduz emprego", afirmou.

A senadora disse que, se cada eleitor seu conseguir mais dois votos, ela irá superar Geraldo Alckmin (PSDB) nas pesquisas. "Estamos no encalço deles", afirmou. O crescimento das intenções de voto na senadora foi a surpresa da última pesquisa Datafolha, divulgada na semana passada. O apoio à sua candidatura subiu de 6% para 10%, enquanto que Alckmin permaneceu com 28% e o presidente Lula teve 44% das preferências.

À tarde, a candidata fez campanha na avenida Paulista, em companhia de colaboradores do P-SOL e do PSTU, onde pediu votos aos pedestres que se aproximavam do vão livre do Museu de Arte de São Paulo. Sobre a proposta defendida pelo presidente, de realizar uma reforma política se for reeleito, Heloísa disse que o assunto não tem ligação com o combate à corrupção. "Tudo o que eles fizeram atenta contra a lei, como os crimes contra a administração pública", disse, referindo-se ao mensalão. (Com agência noticiosas)