Título: Sanção transforma-se em ato eleitoral
Autor: Zanatta, Mauro
Fonte: Valor Econômico, 25/07/2006, Política, p. A8

Descontraído e à vontade no meio de sua base eleitoral na área rural, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu ontem apoio explícito à reeleição da polêmica Via Campesina, entidade que representa trabalhadores rurais em diversos países. "É um momento de escolher os rumos que queremos. Temos apoiado, aplaudido e sido parceiros deste governo. Não queremos de volta a burguesia no poder", afirmou Altacir Bund, coordenador da Via Campesina, durante a sanção da Lei da Agricultura Familiar, no Palácio do Planalto.

Cercado por ex-colaboradores, como o ex-ministro José Graziano e o ex-presidente da Embrapa Clayton Campanhola, o presidente Lula abriu um sorriso e fez comentários com os ministros Luís Carlos Guedes Pinto (Agricultura) e Guilherme Cassel (Desenvolvimento Agrário).

Em seu discurso, Lula afirmou que em 43 meses de governo fez muito mais do que esperava pela agricultura familiar e que os avanços foram muito importantes. "Terminaremos este ano com a consciência tranqüila de que fizemos muito mais do que muita gente pensava. Tem muita coisa pela frente e Deus queira que vocês nunca parem de reivindicar

e a gente de atender", afirmou. "Não tem nada pior do que acordar e não ter nada a reclamar, porque daí estaremos morrendo de tédio", comparou Lula.

A Lei da Agricultura Familiar, sancionada ontem, criou a categoria do agricultor familiar com o perfil de propriedade de até quatro módulos fiscais. A lei deverá facilitar o acesso a créditos bancários e a direitos previdenciários. O ministro Cassel comemorou o fato da agricultura familiar ter um "novo modelo" em andamento. "Ele tem a nossa cara e a nossa alma. Viva a reforma agrária e a agricultura familiar. Recolocamos a agricultura familia no vocabulário do país depois de muitos anos", afirmou. O público, um misto de funcionários ligados à agricultura familiar e às entidades de representação sindical do segmento, aplaudiu efusivamente. (MZ)