Título: Gol enxuga malha após prejuízo de R$ 751 milhões
Autor: Komatsu ,Alberto
Fonte: Valor Econômico, 28/03/2012, Empresas, p. B1

Apesar de ter registrado um dos maiores prejuízos anuais em 10 anos de atividade, de R$ 751,5 milhões em 2011, a Gol registrou ontem a maior alta da Bovespa (ver ao lado), com o anúncio de uma importante reestruturação na sua malha de voos. A Gol vai cortar, em março e abril, entre 80 e 100 voos diários. É o equivalente a entre 8% e 10% de sua operação total. Gol e Webjet operam, juntas, até 1.150 voos por dia.

O presidente da Gol, Constantino de Oliveira Junior, diz que 80% das reduções serão de voos da Gol. Os 20% restantes serão da Webjet, adquirida em julho de 2011. O executivo acrescenta que essa medida justifica a redução no quadro de tripulantes em curso na companhia. Também é uma tentativa da Gol de se adequar ao cenário de desaceleração da demanda, iniciada no segundo semestre de 2011.

Em janeiro e dezembro, o fluxo de passageiros no país teve expansão média de 7%, muito próximo do crescimento pré-crise - em 2008 a demanda de voos doméstica cresceu 7,4%. No ano seguinte a aviação doméstica cresceu 17,6%, seguidos pelos 23,5% de 2010 e pelos 15,7% de 2011. Para 2012, a projeção mais otimista é de 10%.

"Essa redução será feita principalmente nos voos noturnos, em todas as regiões do país. Não vamos descontinuar rotas. Com isso, esperamos recuperação de "yield" [índice de rentabilidade] no primeiro e segundo trimestres", disse Constantino.

O vice-presidente financeiro da Gol, Leonardo Pereira, observa que em torno de R$ 400 milhões do prejuízo líquido de 2011 se referem às perdas com a variação cambial. Ele também cita a pressão dos custos com combustível, que respondem por cerca de 30% dos gastos do setor (ver texto abaixo).

"O resultado em si foi fraco, principalmente no quarto trimestre. Só que o mercado [hoje] ficou um pouco mais otimista por conta do foco em rentabilidade, com a redução dos voos", afirma o analista de aviação do banco UBS, Victor Mizusaki.

A Gol registrou lucro líquido de R$ 54,3 milhões no quarto trimestre de 2011, uma redução de 58,9% na comparação anual.

A redução no quadro de funcionários da Gol foi deflagrada entre os dias 6 e 16 de março. Foi quando a empresa abriu um programa de licença não remunerada de um ano para tripulantes, sem garantia de estabilidade no retorno. O Ministério Público do Trabalho viu irregularidade nesse plano.

Como a Gol obteve adesão parcial, abriu um processo de demissões voluntárias na sexta-feira. Os funcionários que quiserem aderir têm até o dia 29 para fazê-lo. Em maio, a empresa planeja reduzir a quantidade de comissários em aviões modelo 737-700, dos atuais quatro para três. Constantino não soube estimar qual a quantidade de funcionários que a empresa pretende dispensar no total.

"Comparando os resultados da Gol e da TAM, o resultado da TAM foi bem mais forte. A TAM tem como diferenciais o mercado internacional e a Multiplus ", diz Mizusaki. A TAM registrou prejuízo de R$ 335,1 milhões no ano passado - menos da metade das perdas da Gol - ante lucro de R$ 637,4 milhões do ano anterior. No quarto trimestre, a TAM lucrou R$ 95 milhões, acima das estimativas de R$ 25 milhões do mercado.

Constantino estima que a oferta de assentos das duas companhias - Gol e Webjet - vai ter "crescimento zero" em 2012. A Gol, em suas projeções financeiras divulgadas em fevereiro, havia estimado que sua oferta ano oscilaria entre 0% e 2%. "Está mais próximo de zero".

Pereira contou que o planejamento preliminar de frota para 2012 inclui o recebimento de quatro aeronaves para a Gol, que passará a ter frota total de 127 aviões. Como a Gol vai remanejar 10 aeronaves para a Webjet, terminará este ano com frota de 117 aviões.

O repasse de aviões para a Webjet será feito para que ela mantenha a frota atual de 24 aviões, mas renovada, pois os aviões mais antigos, os 737-300, serão substituídos. Com isso, Gol e Webjet somarão 141 aviões em 2012, quatro menos do que a atual frota em operação, com 145 aeronaves.