Título: Muito cuidado na hora de escolher os equipamentos
Autor: Saraiva, Jacilio
Fonte: Valor Econômico, 26/07/2006, Suplementos, p. F4

Fornecedores de produtos de informática como IBM, HP, Microsoft e Lexmark trabalham, cada vez mais, com portfólios desenhados de acordo com as necessidades das companhias menores. Mas é preciso se precaver antes de comprar equipamentos ou software: a adesão às novas tecnologias, sem conhecimento prévio, pode tornar a vida da pequena empresa um inferno.

"Deve-se treinar os empregados, escolher o software adequado ao negócio e depois adquirir os equipamentos, como computadores e impressoras", aconselha Jorge Luiz Pereira, consultor de tecnologia do Sebrae-SP.

Segundo a pesquisa UPS Latin America Business Monitor, coordenada pelo TNS Gallup e divulgada no mês passado, 90% dos pequenos e médios negócios experimentam alguma frustração com problemas ligados à tecnologia.

O estudo ouviu 480 dirigentes de companhias, no início de 2006, em cinco países da América Latina. Somente no Brasil, foram abordadas 140 empresas e metade das entrevistas aconteceram em organizações com até 50 funcionários. Entre os problemas mais freqüentes, revelados na pesquisa, estão os ataques de vírus, o spam ou lixo eletrônico e a falta de automatização nos processos.

Os fabricantes criam ofertas de fácil utilização, com preços atraentes para os pequenos empresários. Da Microsoft, a alternativa é o Small Business Server 2003, no mercado há sete anos, que une recursos de rede, correio eletrônico e banco de dados.

"A vantagem é suprir todas as necessidades de tecnologia de uma empresa com um único pacote de produtos", afirma Ana Claudia Plihal, gerente para o mercado corporativo da Microsoft Brasil. Em 2007, a fabricante tira da manga uma versão de CRM-Customer Relationship Management para os pequenos negócios. As soluções de CRM são usadas, principalmente, para reter e fidelizar clientes.

Da Gemco, especializada no desenvolvimento de sistemas para varejistas, a oferta é o SmartBiz, com recursos que vão desde a impressão de cheques até baixas on-line no estoque. Para usar o produto, o usuário paga uma taxa de locação, que varia de R$ 288 a R$ 480 mensais.

"A próxima novidade é o SmartBiz Lite, um programa de gestão para quiosques de shopping e lojinhas de bairro", informa Luís Felipe Stern, gerente da Gemco. Em 2005, a desenvolvedora obteve um crescimento de 35% em relação a 2004, encerrando o ano com uma receita de R$ 17,7 milhões. Para 2006, a expectativa é faturar R$ 28 milhões.

A BoldCron Technologies anuncia o Solução On Line-Sol, um software para operações de venda, leitura de cartão e de código de barras, integrado ao Emissor de Cupom Fiscal-ECF. Inclui um dispositivo de alerta, com chamadas na tela do computador, que lembra pedidos de fornecedores e reposições no estoque. A estimativa da empresa é implantar o produto em dez mil pontos, em cinco anos.

Já a IBM montou uma cesta de produtos para pequenos empreendedores, com facilidades de pagamento. A linha Express inclui 29 soluções, entre hardware e software. "Há desde um servidor com processador Intel por R$ 2 mil, que pode ser adquirido em oito vezes sem juros, até softwares de gerenciamento, por R$ 66", detalha Luiz Bovi, diretor de pequenas e médias empresas da IBM.

Quem deseja comprar um software de gestão também financiado pode optar pelo GestãoWeb, um sistema de ERP-Enterprise Resource Planning, da People Solutions. A iniciativa beneficia micros, pequenas e médias empresas portadoras do cartão do BNDES. "As parcelas fixas do financiamento ajudam o comprador a organizar melhor o seu orçamento", diz Jorge Dias, diretor da People Solutions. O sistema traz módulos de suprimentos, contábil e fiscal.

Para quem procura micros de mesa, a HP oferece a linha dx2000, com processadores da Intel ou da AMD. Custam a partir de R$ 860. "São produzidos no Brasil para as necessidades das empresas e o usuário pode aumentar a capacidade dos equipamentos conforme as demandas do seu negócio, com a garantia da fábrica", diz Renata Gaspar, diretora do grupo de computação pessoal da HP Brasil.

Na linha de portáteis, a Lenovo, empresa que comprou a divisão de PCs da IBM, quer atrair pequenos comerciantes com o notebook C100. Vem com funções multimídia e conexão sem fio. Os preços são a partir de R$ 2,8 mil, conforme a configuração.

Em maio, a fabricante de impressoras Lexmark apresentou o modelo a laser E120, que custa R$ 500. "É monocromático e produz 20 páginas por minuto", explica Márcio Vidal, diretor comercial de varejo da Lexmark.

Os pequenos empresários precisam também de no-breaks para enfrentar as oscilações de energia. "Sem energia, as máquinas de cartão de crédito deixam de funcionar e a loja não consegue concluir as vendas", diz Célia Braz, gerente de marketing da SMS, com modelos com potência de 1 kVA a 6 kVA. (J.S.)