Título: Vasp espera decisão de juiz para tocar plano
Autor: Vilella, Janaina
Fonte: Valor Econômico, 28/07/2006, Empresas, p. B4

A Vasp deve enviar hoje seu plano de recuperação judicial para o juiz responsável pelo processo, Alexandre Alves Lazzarini, da 1ª Vara Especial de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo. O plano, aprovado pelos credores na quarta-feira, precisa agora ser homologado pelo juiz.

O tempo para que Lazzarini delibere sobre o plano é incerto, segundo um dos interventores da Vasp, João Losasso. Se homologado, a empresa terá ainda uma série de etapas a realizar para que consiga retomar as operações. A primeiras ação seria a realização de auditorias contábeis acerca dos ativos. O plano prevê, depois, a transferência dos ativos para Fundos de Investimentos em Participação (FIPs), que só podem ser criados com o aval da Comissão de Valores Mobiliários. Os credores então receberiam cotas desses fundos.

Hoje, a Vasp está sob o controle de três interventores, mas conta com a presença indireta de Wagner Canhedo, dono da aérea que foi afastado de sua gestão. Isto porque um dos interventores, Roberto Carvalho de Castro, é o representante oficial de Canhedo. Os outros dois foram nomeados pela Justiça.

A Vasp parou de voar em janeiro de 2005, quando sua licença foi cassada pelo Departamento de Aviação Civil. Em março daquele ano, a Justiça decretou a intervenção da aérea. Em outubro, o pedido de recuperação judicial da Vasp foi aprovado pelo juiz Lazzarini.