Título: OceanAir quer ter 6% do mercado até o fim do ano
Autor: Vilella, Janaina
Fonte: Valor Econômico, 28/07/2006, Empresas, p. B4

A companhia aérea OceanAir anunciou ontem que pretende aumentar de 2% para 6% sua participação no mercado nacional até o fim de 2006. A crise pela qual atravessa a Varig abriu possibilidades de crescimento para a companhia aérea, que já havia anunciado planos de expansão das rotas. O plano de expansão passa pelo lançamento de novos destinos nacionais e internacionais.

No mercado doméstico, a ampliação já está sendo posta em prática. Na próxima segunda-feira, a OceanAir irá iniciar seis novos vôos, sendo quatro para Porto Alegre (RS) e dois para Curitiba (PR). Atualmente, a empresa opera em 25 aeroportos brasileiros, com dez aviões. Até o fim do ano, a frota deverá aumentar para 16 aeronaves.

Com a chegada de dois novos aviões Boeing modelos 757 e 767, prevista para este ano, a companhia pretende começar a voar para o exterior, partindo de São Paulo. O primeiro vôo, já confirmado, terá como destino à cidade de Lima, no Peru.

Um outro, com destino a Los Angeles (EUA), também deverá começar a operar assim que os novos aviões chegarem, aproveitando a demanda deixada pela Varig nos vôos à cidade norte-americana.

A OceanAir aguarda ainda autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para começar a operar vôos para Caracas, na Venezuela, e Bogotá, na Colômbia.

A empresa registrou faturamento de US$ 3 bilhões em 2005 e investimento de US$ 100 milhões nos últimos meses. A OceanAir quer triplicar sua participação no mercado até o final do ano. Segundo o presidente da companhia, a empresa deve fechar o mês de julho com 2% de market share.

A OceanAir, que registrou transporte de 51 mil passageiros em junho, quer transportar entre 150 mil e 200 mil mensalmente até o final do ano.

A empresa também elaborou um programa de fidelidade, mas não o disponibilizou porque não tem volume de viagens suficientes. Ebner disse que o programa vai ser oferecido, mas não deu data para o início.

Apesar de planejar mais rotas nacionais e até internacionais, o presidente da companhia, Carlos Ebner, disse que os vôos regionais não serão abandonados, assim como os aviões Fokker 50, que podem ser utilizados em aeroportos menores.

Segundo o presidente da companhia, os vôos regionais representam 30% em volume de passageiros para a empresa o segmento deve ser consolidado.

A empresa aproveitou para demonstrar as alterações no serviço de bordo. Os cardápios mudam de acordo com a estação do ano e o horário do vôos mas, segundo Ebner, a partir de 1h15 de vôo o passageiro será servido com cardápio quente.

Para as viagens mais longas, a OceanAir vai oferecer quatro opções de café da manhã e quatro opções de refeições quentes, acompanhados de frutas ou chocolates. (Com Folhapress, de São Paulo)