Título: Weslian é dúvida nos debates
Autor: Tahan, Lilian; Taffner, Ricardo
Fonte: Correio Braziliense, 06/10/2010, Cidades, p. 23

Coordenação da campanha do PSC diverge sobre a presença da candidata nos embates televisivos com o adversário Agnelo Queiroz. Ao contrário do primeiro turno, avaliação é de que ela talvez não precise se expor e privilegie o corpo a corpo com o eleitor

É incerta a presença de Weslian Roriz (PSC) nos debates deste segundo turno. O grupo que apoia o casal 20 está dividido entre incentivar a participação da ex-primeira dama e preservá-la dos programas, que na reta final do primeiro turno repercutiram mal para a candidata. Por isso, ainda não há definição sobre a ida da mulher de Joaquim Roriz nos embates televisivos contra Agnelo Queiroz (PT). Hoje, a tendência é de que ela seja preservada. Serão pelo menos cinco confrontos.

Na primeira fase da campanha, houve indefinição sobre a presença de Weslian nos debates da TV. Sem experiência como candidata, ela nunca havia participado de programa com tal formato. Mas os assessores de Roriz chegaram a um acordo de que ela deveria se apresentar. Afinal, havia muita dúvida sobre a candidatura da ex-primeira dama. A própria Justiça ainda não havia se posicionado sobre a legalidade do registro de Weslian. Era necessário mostrar literalmente que havia uma representante de Roriz, ao contrário da confusão que o grupo adversário tentava provocar. Agora, esse fator não existe mais. É um erro expor Weslian a partir de agora, diz um dos assessores mais próximos do ex-governador.

Com base nessa circunstância, o grupo correu o risco de expor Weslian na TV. Seria a primeira vez que ela apareceria. Preparada de última hora, acabou ficando insegura e cometeu deslizes. Alguns deles viraram motivo de chacota. Na última semana, Weslian tornou-se o tema mais comentado no Twitter. Foi topo do ranking mundial da rede social no dia do debate da TV Globo. Em um dos momentos mais repetidos, Weslian disse que defenderia toda essa corrupção. Um ato falho, é claro, mas que foi usado pelos críticos como munição para atacá-la.

Mesmo assim, um grupo com forte poder de influência sobre Roriz acha que ela teve bons momentos durante os debates. Um deles foi quando desconcertou Agnelo ao provocá-lo quanto à questão sobre o aborto. Agnelo se atrapalhou e só respondeu à adversária com o atraso de um bloco.

Desde o resultado do primeiro turno, o grupo rorizista tem preservado Weslian. Até agora, a candidata não teve compromisso público e tem evitado entrevistas. Somente hoje, três dias depois do primeiro turno, é que a ex-primeira dama marcou uma agenda externa. Irá a Vila Planalto. Com três semanas de campanha, os aliados de Roriz investem em prepará-la melhor para as aparições e abordagens da imprensa. O grupo estuda a contratação de um media trainning para prepará-la na hipótese de ela aceitar o convite dos debates. O coordenador de Comunicação da campanha de Weslian, Paulo Fona, diz que ainda não há nenhuma decisão tomada sobre o assunto. Estamos em processo de avaliação, afirmou.

O grupo que se posiciona contrário à participação de Weslian nos debates usa como argumento que o forte da ex-primeira dama é corpo a corpo, o contato direto com os eleitores. Assim como Roriz, ela é considerada carismática. Mas se esse argumento prevalecer entre os azuis, eles vão enfrentar as críticas do oponente, que reclamará da ausência de Weslian. O segundo turno foi criado justamente para que os candidatos possam se apresentar integralmente ao eleitor, mostrar as ideias e projetos diferentes. Agnelo Queiroz irá a todos os debates. Se ela não for, ficará a cadeira vazia, diz o coordenador de comunicação da campanha petista, Luís Costa Pinto.

"Ainda não há decisão sobre a participação de Weslian nos debates

Paulo Fona, coordenador de Comunicação de Weslian Roriz

"Agnelo irá a todos os debates. Se ela não for, ficará a cadeira vazia

Luís Costa Pinto, coordenador de Comunicação da campanha de Agnelo

O número 71 urnas apresentaram problemas e foram substituídas durante o primeiro turno no DF

Bombando na rede mundial

Mariana Branco

Conhecida como uma ex-primeira-dama atuante mas discreta, Weslian Roriz não atraiu os holofotes somente no Distrito Federal ao ser indicada pelo marido, Joaquim Roriz para substitui-lo na disputa ao Buriti. Após mostrar insegurança, trocar temas e errar os nomes dos adversários nos dois debates televisivos dos quais participou no primeiro turno, dona Weslian ganhou destaque nacional.

A esposa de Joaquim Roriz é assunto principalmente em redes sociais como Twitter, Facebook e YouTube. Na primeira, um serviço de microblog, o nome da ex-primeira dama não deixa a lista dos dez assuntos mais comentados do Brasil desde a noite de 27 de setembro, quando foi transmitido o primeiro debate em que ela participou.

Ontem, dona Weslian, que tem ocupado o terceiro ou quarto lugar entre os trending topics(1) do Twitter, ficou no primeiro posto por alguns minutos no fim da manhã. Os usuários comentavam a veiculação, no humorístico CQC, que vai ao ar às segundas-feiras, do trecho de um dos debates no qual a candidata, cometendo um deslize, disse que iria defender a corrupção. Também falavam sobre dois vídeos postados na rede de compartilhamento de mídia YouTube, que satirizam a ex-primeira dama e o clã Roriz.

Não consigo acreditar até agora que a Weslian Roriz não vai mais participar de debate! Se ela não for no segundo turno, não teremos risada, afirmou um internauta do Distrito Federal no Twitter. Ele fazia referência à informação de que a candidata não participará do segundo turno, que foi divulgada pela coordenação de sua campanha e circulou na rede social no fim do dia. Tiririca eleito em São Paulo, Romário no Rio de Janeiro, Weslian Roriz no segundo turno no DF frase do dia: brasileiro perde o país, mas não perde a piada, disse um outro tuiteiro, de São Paulo.

No Facebook, vídeos com sátiras e trechos das participações de Weslian Roriz nos dois debates foram compartilhados e comentados pelos usuários ao longo de todo o dia de ontem.

1 - Mais populares Trata-se de lista, atualizada em tempo real, dos nomes mais postados no Twitter pelo mundo. A listagem não é aberta, ou seja, o usuário precisa estar logado no microblog para ter acesso ao material.