Título: Contra César Maia, Garotinho declara voto em Heloísa Helena
Autor: Costa, Raymundo e Romero, Cristiano
Fonte: Valor Econômico, 28/07/2006, Política, p. A4

Crítico dos governos do PT e do PSDB, o ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho (PMDB) optou por sair pela tangente no primeiro turno das eleições presidenciais. Após comício de apoio a Geraldo Pudim, candidato a deputado federal pelo PMDB, no município fluminense de São Fidélis, Garotinho declarou seu voto na senadora Heloísa Helena (P-SOL). Integrantes do PMDB garantem que o apoio, mesmo que informal, é uma estratégia de Garotinho para fazer frente ao prefeito do Rio, Cesar Maia (PFL).

O candidato do PSDB à presidência da República, Geraldo Alckmin, tem enfrentado dificuldades para se articular politicamente no Estado, uma vez que os desentendimentos entre Maia e o ex-governador fluminense têm dificultado uma aproximação com o PMDB local. O grupo do prefeito Cesar Maia, que apóia o candidato tucano ao Palácio do Planalto, reage com agressividade a esse "namoro", que o prefeito classifica como "o beijo da morte".

Só para se ter uma idéia, as intenções de votos dos dois candidatos a governador alinhados com Alckmin - Denise Frossard (PPS) e Eduardo Paes (PSDB) - somados, de acordo com os dados da última pesquisa Ibope, chegam a 10%. Sérgio Cabral, candidato do PMDB apoiado por Garotinho, por sua vez, lidera a pesquisa com 39% das intenções de voto, seguido pelo senador Marcelo Crivella (PRB), com 17% da preferência dos eleitores.

"Se o candidato dele (Cesar Maia) é o Alckmin, a gente vai fazer de tudo para derrotá-lo, nem que isso signifique ter de votar na senadora Heloísa Helena", disse ao Valor um integrante do PMDB que pediu para não ser identificado.

Parlamentares da legenda contam que em vários comícios os militantes já gritam o nome da senadora alagoana para presidente da República. A pesquisa Ibope revelou que no Estado, a Heloísa Helena aparece em segundo lugar, com 19% das intenções de voto. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está na frente, com 39%.

Ao discursar para aproximadamente cinco mil pessoas, no comício em São Fidélis, Garotinho declarou apoio a Francisco Dornelles (PP) ao Senado, Geraldo Pudim para a Câmara dos Deputados e Sérgio Cabral para o governo do Estado. Quando questionado pelo presidente da Câmara de Vereadores do município, Carlos Rogério, em quem votaria para presidente da República, Garotinho afirmou: "Em Heloísa Helena".

De acordo com os participantes do evento, o ex-governador fluminense disse que não irá se envolver diretamente na candidatura da senadora alagoana. Acrescentou, ainda, que não concorda com a política neoliberal do PSDB e disse mais uma vez que sua pré-candidatura à presidência da República foi vendida ao PT pela ala governista de seu partido. A assessoria de imprensa do candidato nega as informações. A senadora Heloísa Helena não retornou as ligações do Valor. A candidata esteve ontem em Belo Horizonte, fez caminhada pelo centro da cidade e teve encontros com movimentos sociais e sindicais. Ela queixou-se dos que falam em tom caricatural sobre sua campanha e disse que mesmo o voto de protesto é bem-vindo.