Título: IBM tenta insuflar vendaval de idéias
Autor: Hempel, Jessi
Fonte: Valor Econômico, 03/08/2006, Empresas, p. B3

A sabedoria coletiva das massas depende do grupo que você tem e a IBM possui um dos mais perspicazes. O executivo-chefe Samuel J. Palmisano sabe disso e quer reforçar esse grupo. Ele está reunindo pessoas para o equivalente on-line de um grande acontecimento em uma cidade. Sua esperança: as opiniões de cerca de 100 mil mentes levarão a inovações catalisadoras tão poderosas que vão transformar a indústria, alterar o comportamento humano e levar a novos negócios para a IBM. Ele chama o projeto de Innovation Jam (algo como uma tempestade cerebral em busca de inovações).

Essas tempestades cerebrais não são novidade para a IBM. A companhia as usou para garimpar, on-line, novas oportunidades de negócios em 2001; para trocar idéias sobre a boa administração em 2002; e para discutir os valores da IBM em 2003. Mas a atual tempestade cerebral é a maior já feita e a primeira a ocorrer de forma tão aberta. A IBM está convidando clientes, consultores e membros das famílias dos funcionários para "mexer" em suas tecnologias em busca de novas idéias. Ela vai promover duas sessões de 72 horas.

Palmisano diz que a companhia vai aplicar até US$ 100 milhões nas melhores idéias. Ele disse aos funcionários que esta é a primeira vez que "uma companhia de tecnologia pega seus segredos mais valiosos, os abre para o mundo e diz, o.k., mundo, diz aí o que fazemos com eles."

As inovações em grande escala nunca foram tão importantes para a IBM. A reputação corrente da companhia, de estar constantemente num processo de inovação incremental, não tem inspirado os investidores. O preço das ações da IBM está praticamente estagnado há três anos, tendo fechado nos US$ 75,99 em 24 de julho. Os ganhos recentes vieram de cortes de custos, e não do crescimento proporcionado por novos negócios. Com concorrentes asiáticos como a Infosys Technologies entrando em segmentos de negócios importantes da IBM, ela precisa apresentar novos produtos e serviços ao mercado.

Para preparar as pessoas convidadas a participar, a companhia construiu um site interativo na internet que inclui clips sonoros, turnês dirigidas virtuais e vídeos com informações básicas. A tempestade cerebral começou às 10 horas de segunda-feira, 24 de julho. Dois moderadores foram convocados para quatro tópicos: transporte, saúde, meio ambiente e finanças e comércio eletrônico.

O site inicialmente mostrou lentidão, sob o peso de milhares de acessos simultâneos, mas então os funcionários da IBM começaram a lançar temas de discussões. Em uma delas as pessoas debateram o uso de pulseiras com etiquetas inteligentes para melhorar a experiência dos viajantes nos aeroportos. Um dos grupos concentrou-se em sistemas de alertas iniciais de pandemias na área de saúde. Em outro, as pessoas avaliavam a experiência de se ir ao cinema, sugerindo experiências sensoriais como poltronas que se mexem e nevoeiro para acompanhar seus filmes favoritos. Isso levou alguém a perguntar: "Será que pulverizar água num cinema para criar nevoeiro não vai prejudicar meu aparelho de audição?"

É claro que há perigo na abordagem da IBM de compartilhar idéias. Sessenta e sete clientes, do Bank of America e da cadeia de lojas Circuit City ao Massachusetts Institute of Technology (MIT), terão assentos na primeira fila enquanto a companhia remodela suas estratégias para o futuro. É possível que concorrentes possam espreitar em salas de bate-papo, tomando conhecimento das novas idéias. "Sem risco não há inovação", diz Ed Bevin, vice-presidente de comunicações da área de pesquisa da IBM e um dos principais arquitetos da tempestade cerebral coletiva.

O evento poderá ter recompensas, além das novas idéias. Ele vai criar para a IBM uma imagem de concorrente global visionário, mostrando aos competidores indianos que a empresa ainda é a melhor no mercado dos serviços tecnológicos, de US$ 650 bilhões.

Assim como ocorre em qualquer tempestade cerebral, apenas uma pequena fração das idéias será digna de atenção. Equipes de funcionários vão passar o próximo mês identificando as mais promissoras. Durante a segunda fase, de 12 a 15 de setembro, todos estão convidados para uma nova sessão para aperfeiçoar e classificar as melhores idéias com base em seus valores de negócios. Fique ligado.