Título: O aborto chega à campanha
Autor: Campos, Ana Maria; Tahan, Lilian
Fonte: Correio Braziliense, 10/10/2010, Cidades, p. 27

A candidata Weslian Roriz , cátolica praticante, encontrou-se com evangélicos da Igreja Batista Central e comprometeu-se a ¿levantar a bandeira¿ contra a interrupção da gravidez. O petista Agnelo Queiroz evitou o tema e se empenhou na busca de votos de novos eleitores

A polêmica do aborto, que pauta o debate entre os candidatos à Presidência da República nestas eleições, chegou ao Distrito Federal. O assunto esteve presente nos dois compromissos oficiais de campanha da candidata ao GDF, Weslian Roriz (PSC), durante o dia de ontem. Pela manhã, a católica mulher do ex-governador Joaquim Roriz participou de um café da manhã na Igreja Batista Central, na Asa Sul. Na ocasião, os pastores exibiram vídeos relacionando o PT à causa abortista e ao movimento homossexual. Na hora do almoço, Weslian apostou no corpo a corpo na Feira do Guará. Militantes exaltavam o caráter famíliar e religioso da candidata para expor sua posição favorável à vida. Weslian garantiu que levantará a bandeira contra o aborto em sua campanha contra o petista Agnelo Queiroz.

No primeiro debate televisivo com a participação de Weslian, em 28 de setembro, na Rede Globo, o tema veio à tona. Agnelo direcionou uma pergunta sobre propostas no transporte público à adversária. Em vez de responder, Weslian devolveu um questionamento sobre a interrupção da gravidez. Na ocasião, os dois disseram ser cristãos e a favor da vida. ¿Eu vou levantar essa bandeira. Perguntei para ele sobre aborto no debate e ele não me respondeu na hora. Precisou de um tempo para inventar a resposta. Essa é a posição do PT¿, criticou Weslian.

Uma faixa azul com os dizeres em amarelo ¿Sou contra o aborto. Sou família. Voto Weslian Roriz¿ compunha a decoração do salão aos fundos da Igreja Batista Central, na Asa Sul. Logo após o cântico religioso sobre força e vitória direcionado à candidata Weslian, o Pastor Chancerley exibiu dois vídeos. As imagens de fetos e união de homossexuais foram transmitidas em um telão com uma voz não identificada ao fundo. A narração criticava o Plano Nacional de Direitos Humanos do governo federal e ligava o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a sua possível sucessora Dilma Rousseff à causa. Em determinado momento, Lula aparece abraçado a Fidel Castro e uma montagem coloca Dilma ao lado de Hitler. A estrela vermelha do PT é carimbada com uma tarja escrito ¿abortista¿. Agnelo não apareceu nos vídeos.

Segundo o pastor responsável pela divulgação, o DVD com a gravação foi distribuído aos evangélicos durante o primeiro turno e será novamente divulgado na reta final da campanha. ¿Não somos contra ninguém, somos contra essas práticas e não vamos ceder¿, discursou Chancerley. Weslian assistiu aos vídeos atentamente, mas não tocou no assunto durante o discurso. Ao microfone, emocionou-se ao falar da sua vida. ¿Eu nunca quis aparecer. Mas seria egoísmo meu ver todo o trabalho do meu marido ser jogado para o alto e cair nas mãos daquele partido do outro lado¿, disse. Segundo ela, Deus dará sabedoria para ela governar a capital do Brasil. ¿Terei de cumprir coisas que eu não entendo. Mas Deus me dará sabedoria. O poder não subirá à minha cabeça¿, finalizou.

Antes de sair, Weslian ganhou um bolo de chocolate em comemoração ao aniversário de 68 anos, completados na última quinta-feira. Da Asa Sul, Weslian seguiu para a Feira do Guará. Com uma recepção acalorada, a candidata cumprimentou compradores e feirantes no horário de almoço.Durante aproximadamente uma hora ouviu palavras de apoio e pediu votos. Alguns se irritaram com o tumulto causado pela presença da candidata ou gritavam apoio ao adversário de Weslian. Não houve desentendimentos entre militantes. Mais uma vez, Weslian contou apenas com a presença do candidato a vice-governador Jofran Frejat.

Descriminalização

A discussão em torno da legalização do aborto ganhou força quando começaram a circular pela internet vídeos e entrevistas em que Dilma Rousseff defende a legalização. ¿Acho que tem de haver a descriminalização do aborto. No Brasil, é um absurdo que não haja¿, disse, em 2007, ao jornal Folha de S. Paulo. O assunto virou mote de campanha para os adversários petistas. E, segundo especialistas, o vazamento das imagens pode ter sido um dos motivos de ter ocorrido o segundo turno nas eleições presidenciais. Nessa segunda fase da campanha, Dilma muda estratégias e foca o discurso em valores familiares.

Vídeo é liberado no YouTube

» O vídeo com imagens remixadas da candidata Weslian Roriz (PSC) no debate televisivo da Rede Globo, no último dia 28, continuará sendo exibido na internet. A juiza Nilsoni de Freitas Custódio, do Tribunal Regional Eleitoral, autorizou a permanência das imagens no site YouTube. A Coligação Esperança Renovada, encabeçada pela mulher do ex-governador, pediu a retirada do vídeo do ar. Mas a magistrada entendeu que não houve ofensa pessoal a Weslian. ¿A suposta ofensa faz parte do contexto das eleições, em que a pessoa fica exposta a veiculação de críticas¿, defendeu Nilsoni. Sexta-feira, o juiz Teófilo Caetano Neto determinou a retirada de outro vídeo relacionado à família Roriz da mesma página na internet sob pena de multa de R$ 10 mil por dia. Ele considerou ofensiva a paródia dos familiares de Roriz com a vinheta do programa A Grande Família, da Rede Globo.

Agnelo evita tratar sobre o assunto

» Leilane Menezes

Na tentativa de conquistar novos eleitores, o candidato do PT ao governo do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, esteve em cidades nas quais não teve maioria de votos no primeiro turno. Pela manhã, após gravar propaganda eleitoral, Agnelo andou pelas ruas do Recanto das Emas. Visitou comerciantes e investiu no corpo a corpo com a população. O aspirante ao Buriti recebeu apoio do senador eleito Cristovam Buarque (PDT), que pedalou uma bicicleta com um banner da foto do petista.

O deputado distrital reeleito Rôney Nemer (PMDB) também caminhou ao lado de Agnelo no Recanto das Emas, reduto eleitoral de Nemer. O deputado foi investigado pela Polícia Federal, na operação Caixa de Pandora, acusado de receber propina para votar a favor do governo. Correu o risco de perder o mandato por quebra de decoro. Mesmo assim, Agnelo não se importou em ser fotografado ao lado do parlamentar. ¿Ele é da minha coligação e veio prestar apoio. Além disso, nada contra ele ficou comprovado. Rôney é um deputado eleito¿, ponderou.

A estratégia de campanha de Agnelo é levar os candidatos locais aos comícios e caminhadas. ¿Eu não acho bom para o Agnelo circular ao lado de gente que foi citada no escândalo¿, opinou a dona de casa Josilva Alves, 53 anos, moradora do Recanto das Emas. ¿Não tem nada a ver, nem pega mal para ele. É só um jeito para ganhar mais voto¿, defendeu Roseane Silva, 36, balconista.

Acusações Em seguida, Agnelo seguiu para Samambaia Circulou pelas principais avenidas seguido de, em média, 100 partidários. Encontrou-se com líderes comunitários e ouviu os populares.. Agnelo comentou as acusações feitas pela candidata rival, Weslian Roriz (PSC), de que ele seria a favor do aborto. ¿Candidato que não tem proposta é assim. Fica só falando mentira sobre os outros. Eu optei por uma campanha limpa, da paz. Falo aos eleitores das minhas propostas de governo e nem toco no nome da concorrência¿, afirmou.

Agnelo também ressaltou a necessidade de apurar a suspeita de que a Secretaria de Educação teria coagido diretores das regionais de ensino a fazerem campanha para Weslian Roriz. ¿O partido (o PT) deve fazer algo, se articular para cobrar providências. Afinal, o que houve foi um crime eleitoral. Está nítida a utilização da máquina pública para coagir pessoas. Esperamos uma ação enérgica do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF). Não podemos deixar a cidade viver na ilegalidade¿, queixou-se.

No início da noite, Agnelo participou da inauguração do comitê majoritário, em Samambaia. ¿Estamos muito confiantes na vitória. A receptividade tem sido muito boa em todos os lugares por onde passamos. Ninguém aguenta mais o que foi feito com Brasília nos últimos anos. O povo quer renovação¿, disse.

Nas próximas propagandas eleitorais na TV, gravadas ontem, Agnelo investiu na promessa de dar continuidade às obras e de dispensar atenção especial à saúde pública. Ontem, o candidato gravou no viaduto que liga Samambaia Norte a Ceilândia Sul. Também aproveitou a passagem pelo Recanto das Emas para filmar em frente ao posto de saúde local.

Agenda

Confira os compromissos de hoje dos dois candidatos que disputam o segundo turno das eleições do DF:

Agnelo Queiroz 9h ¿ Gravação do programa de TV 14h ¿ Festa do dia das Crianças dos Comerciários, no Clube dos Comerciários - Núcleo Rural Casa Grande

Weslian Roriz 8h30 ¿ Gravação para programas de televisão Local: Park Way 16h ¿ Festa do Azul, no espaço Marina Hall, na Vila Planalto, ao lado do Bay Park