Título: Itamar estréia em palanque de Alckmin
Autor: Moreira, Ivana
Fonte: Valor Econômico, 04/08/2006, Política, p. A9

Reverenciado como símbolo de honestidade, o ex-presidente Itamar Franco (sem partido) subiu ontem pela primeira vez no palanque do tucano Geraldo Alckmin. Ao lado do candidato à Presidência, Itamar participou em Belo Horizonte de um seminário para discutir propostas na área da Saúde. Hoje estará novamente no palanque, dessa vez no Recife.

O ex-presidente, que foi embaixador do Brasil na Itália até o início do ano passado, mais uma vez não poupou críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Se ele não sabe a hora que é presidente e a hora que é candidato, devia pedir licença do cargo", alfinetou Itamar, numa referência a comentário do próprio petista.

Itamar Franco criticou até a proposta do presidente Lula de convocar uma Constituinte, embora esta seja uma bandeira que ele próprio vem defendendo há tempos. Ontem, o político mineiro afirmou que uma Constituinte não deve ser convocada exclusivamente para realizar uma reforma política.

Itamar afastou-se de Lula depois que o presidente deu seu apoio a Newton Cardoso (PMDB), seu maior desafeto político. Newton disputou com ele a vaga ao Senado pelo partido. Derrotado, Itamar acabou deixando a legenda e optando pelo apoio a Geraldo Alckmin.

Contribui para a aproximação a aliança de Itamar e o governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), candidato à reeleição. O ex-presidente fez questão de lembrar ontem que atende um pedido de Aécio.

A coordenação da campanha de Lula em Minas já escalou o vice presidente José Alencar para, com seu prestígio no Estado, tentar ser um contraponto ao apoio de Itamar a Alckmin. No sábado, Alencar promoverá um jantar de adesão à campanha de Lula com empresários mineiros.

Ontem, na capital mineira, o candidato Geraldo Alckmin, que é formado em Medicina, campanha com foco na Saúde. Visitou a Santa Casa de Misericórdia, onde fez discurso para médicos e enfermeiros. Segundo ele, a Saúde só piorou na gestão de Lula e até programas de prestígio internacional, como o combate à Aids.

O tucano prometeu regulamentar a emenda 29, que definirá a aplicação dos recursos da Saúde e aumentará o montante para o Sistema Único. "A CPMF arrecadou no ano passado R$ 30 milhões", destacou ele. "Agora não é para desperdiçar esse dinheiro com sanguessugas".