Título: Grandes redes de varejo concentram até 70% das vendas de aparelhos
Autor: Heloisa Magalhães e Talita Moreira
Fonte: Valor Econômico, 23/12/2004, Empresa, p. B1

As grandes redes varejistas tornaram-se a arena onde acontece a disputa entre as operadoras. A briga é tão pesada que as empresas de telefonia pagam comissões de até 35% sobre o preço dos aparelhos, segundo levantamento da consultoria Telefinance. A explosão das vendas de celulares atraiu o interesse de uma infinidade de varejistas: dos mais tradicionais, como a Casas Bahia, até os mais improváveis, como a rede de lojas de materiais de construção Leroy Merlin. Entre 60% e 70% da distribuição de telefones é feitas hoje pelas grandes cadeias do varejo - um cenário bem diferente de cinco anos atrás, quando lojas das próprias operadoras ainda concentravam as vendas. Ao mesmo tempo em que ajuda a gerar escala, essa estratégia também joga contra as operadoras, avalia Paul Groom, sócio da Telefinance. "Os vendedores não são especializados e muitas vezes o consumidor leva o celular para casa sem saber as funções que ele tem", afirma. Além das pesadas comissões, o que atrai o varejo é o potencial de crescimento do mercado. De janeiro a novembro deste ano, a base de celulares no Brasil cresceu nada menos que 32%. O total somava 61,2 milhões no fim do mês e deve ultrapassar facilmente a casa dos 65 milhões com as vendas de Natal. Para 2005, as estimativas das operadoras são de um crescimento em torno de 30%. "O ritmo vai continuar forte no mercado brasileiro no ano que vem. A estagnação só deverá acontecer em 2009 ou 2010", prevê Andy Castonguay, outro sócio da Telefinance. (TM e HM)