Título: Randon anuncia hoje programa de investimento
Autor: Bueno, Sérgio
Fonte: Valor Econômico, 08/08/2006, Empresas, p. B6
O grupo Randon, que opera nos segmentos de implementos rodoviários, autopeças e veículos especiais, anuncia hoje seu programa de investimentos até 2009. O valor total não era conhecido até ontem, mas o pacote inclui aportes de pelo menos R$ 130 milhões em modernização, aumento de capacidade e desenvolvimento de novos produtos. A expectativa é que seja confirmada a construção de uma fundição própria, conforme chegou se ser revelado pela prefeitura de Caxias do Sul, onde fica a sede do conglomerado, no fim de 2005.
Parte dos investimentos programados até 2009 foi divulgada pela Randon no prospecto preparado para a distribuição pública de ações concluída em maio deste ano e que rendeu R$ 99 milhões em recursos novos para a empresa. Na ocasião, o grupo já informava que pretendia investir na modernização do sistema de pintura e-coat, na aquisição de novos equipamentos para corte, dobra e estamparia de chapas de aço, no desenvolvimento de uma nova linha de freios hidráulicos a disco pela controlada Master, no aumento de 20 mil para 36 mil unidades por ano a capacidade de produção de semi-reboques pela holding Randon Implementos e Participações e na construção de um campo de provas para teste dos veículos.
Conforme nota distribuída pelo governo estadual, o plano de investimento da Randon terá apoio do programa estadual de incentivos fiscais Fundopem (que adia por até oito anos o início do ICMS gerado por novos empreendimentos) e envolverá ainda as controladas Randon Veículos (caminhões fora-de-estrada), Fras-le (equipamentos de fricção), Jost (componentes para veículos articulados) e Suspensys (suspensões).