Título: Diversificação vai de gusa a finanças
Autor: Durão, Vera Saavedra
Fonte: Valor Econômico, 08/08/2006, Empresas, p. B7

Outras áreas onde o grupo Queiroz Galvão atua com destaque são as de energia elétrica, siderurgia e financeira. Está presente na geração de energia por meio da subholding Q. G. Participações Concessões S/A. Além de construir usinas em regime "epecista" (EPC), o grupo construiu três usinas hidrelétricas: Cia. Energética Chapecó, Cia. Energética Santa Clara e Queiroz Galvão Energética.

Em siderurgia, o grupo opera três produtoras de ferro-gusa no Maranhão, com capacidade instalada total de produção de 900 mil toneladas. O gusa é todo voltado para a exportação, principalmente para o mercado americano. A americana Nucor é sua maior cliente.

Para suprir os fornos das usinas, o conglomerado conta com 30 mil hectares de florestas e está investindo em reflorestamento, informou o diretor-geral das empresas do grupo. Ele adiantou que estão nos planos para 2007 a criação de uma subholding que será dedicada exclusivamente para o meio-ambiente.

A área financeira, uma das mais novas do grupo, é outro investimento importante. "Está conseguindo crescer com as próprias pernas", brinca Ricardo Queiroz Galvão. A BGN Participações S/A, subholding financeira, tem um banco, o BGN Mercantil, que opera mais com crédito consignado. Outras atuações são no setor de leasing e serviços mercantis focados no "middle market" (financiamento a empresas de médio porte) e o BGN Factoring, usado pelo grupo para fazer descontos de duplicata.

Maior operador privado de água no Brasil, onde tem parcerias em quatro empresas (Águas do Parnaiba, Águas do Imperador, Águas de Niterói e Águas de Juturnaíba), o grupo Queiroz Galvão aguarda a regulação sobre poder concedente do setor e também da área de saneamento para ampliar negócios nesses segmentos. "Temos expertise e know how e só não podemos fazer mais por causa da briga entre estados e municípios sobre o poder concedente". Participar das Parcerias Público Privadas (PPPs) também está na agenda do grupo, disse Ricardo Queiroz Galvão. (VSD)