Título: Estatal quer atingir 30 milhões de m³ na Bolívia
Autor: Góes, Francisco
Fonte: Valor Econômico, 08/08/2006, Empresas, p. B8

A Petrobras continua a trabalhar na Bolívia para aumentar a produção de gás natural até atingir a capacidade máxima de transporte de 30 milhões de metros cúbicos por dia, via Gasoduto Bolívia Brasil (Gasbol). Hoje o fluxo médio de transporte é de cerca de 24 milhões de metros cúbicos/dia, disse ontem o diretor da área internacional da Petrobras, Nestor Cerveró.

Ele negou que o desenvolvimento da produção de gás signifique uma retomada dos investimentos da Petrobras na Bolívia após o decreto de nacionalização das reservas de gás pelo governo de Evo Morales, em 1º de maio deste ano. O decreto abriu uma crise com o Brasil e os dois países continuam a discutir o preço do gás. Para aumentar a produção, a Petrobras está perfurando um quinto poço no Campo de San Antonio, na Bolívia.

O objetivo da Petrobras é cumprir o contrato de compra do gás boliviano, que termina em 2019. Com essa estratégia, a estatal poderá eventualmente perfurar mais poços para compensar a queda de produção em poços mais antigos. Cerveró reconheceu, porém, que a estatal abandonou o projeto de ampliar a capacidade de transporte do Gasbol em projeto que demandaria investimento da estatal entre US$ 1,5 bilhão e US$ 2 bilhões.

O diretor informou ainda que não existe definição sobre a revisão do preço de gás nas negociações com a Bolívia. "Não há nada de novo, nem acordo sobre modificações de preço. Continuamos negociando", afirmou Cerveró. Ele acrescentou que a Petrobras continua a operar as refinarias na Bolívia e reafirmou que a distribuição de combustíveis foi assumida pela estatal boliviana YPFB. (FG)