Título: Serra arrecada mais do que Alckmin
Autor: Agostine, Cristiane e Ulhôa, Raquel
Fonte: Valor Econômico, 08/08/2006, Política, p. A7

À frente nas pesquisas de opinião, com possibilidade de vitória no primeiro turno, o candidato do PSDB ao governo de São Paulo, José Serra, arrecadou 2,75 vezes mais que o postulante tucano à Presidência, Geraldo Alckmin. As doações recebidas pela campanha de Serra, totalizam R$ 3.633.000 e a de Alckmin, R$ 1.322.697,68. A receita da campanha estadual do PSDB só é menor do que os recursos declarados pela campanha de Luiz Inácio Lula da Silva, R$ 5,7 milhões.

A prestação de contas entregue pelos candidatos, publicada ontem pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em seu site, mostrou que Serra gastou R$ R$ 659.405,59, deixando em caixa R$ 2.973.594,41. Já as contas de Alckmin apresentam um déficit de 566 mil.

Tesoureiro da campanha de Serra, José Gregori minimizou as diferenças entre as duas campanhas do partido e analisou como uma "decorrência conjuntural". "Em todo começo de campanha há um fluxo maior, natural, que aparece com mais facilidade do que depois", disse. "O fato de Serra estar à frente nas pesquisas não ajuda nem prejudica. Em relação à despesa, é sempre vantajoso estar à frente porque não se gasta tanto com divulgação. Agora em relação à doação, nem sempre significa maior facilidade para obter os recursos", afirmou Gregori.

A campanha de Geraldo Alckmin está buscando estratégias para melhorar a captação de recursos. Entre as opções em estudo, estão a criação de uma linha telefônica tipo 0800 para doações, a exemplo do que foi proposto pela campanha de Lula, e a transferência bancária pela internet.

Assessores jurídicos da campanha estão examinando se essas duas formas de arrecadação ferem a legislação eleitoral, que está mais rigorosa com as prestações de contas dos candidatos. Por meio de linha telefônica, a opção analisada seria nos moldes da campanha "Criança Esperança", da Rede Globo, ou seja, o valor da doação dependeria do número discado. Nesse caso, a principal dúvida é em relação à identificação do doador. Outra estratégia a ser adotada por Alckmin é o envio de cartas para empresários e profissionais liberais pedindo colaboração.

Segundo a prestação de contas apresentada ao TSE, a campanha de Alckmin arrecadou R$ 1.322.697,68 e gastou R$ 1.889.387,48. A coordenação da campanha nega, no entanto, que a diferença seja déficit e explicou que os valores referem-se a serviços prestados e notas fiscais emitidas, mas com vencimentos pré-datados em 30 ou 40 dias. A previsão é que entrem em caixa R$ 15 milhões nos próximos dias. "Não há nada dramático. Tem previsão suficiente de arrecadação", afirmou o senador Sérgio Guerra (PSDB-PE), coordenador da campanha.

A arrecadação do candidato do PT ao governo do Estado, senador Aloizio Mercadante, não obteve o mesmo sucesso que a do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As doações recebidas pela campanha de Mercadante, totalizaram R$ R$ 1.697.100, dos quais R$ 90 mil são doações em bens estimados do Comitê Financeiro Único do PT. As despesas de Mercadante foram maiores do que as de José Serra e chegam a R$ 1.096.053,45, deixando em caixa R$ 601.047,18.

Os partidos apresentaram declarações dos comitês financeiros e dos candidatos. O PSDB centralizou a receita e as doações da campanha estadual em um comitê distrital, mas o candidato, Serra aparece com receita de R$ 836.982,19, que foram absorvidas pelo comitê estadual, segundo o tesoureiro da campanha. As maiores despesas são com serviços prestados por terceiros (R$ 415.837,88) e eventos (R$ 84.625,43). Os gastos com material publicitário ainda são pequenos, de R$ 6,8 mil, mas os contratos mais caros, como o de publicidade, começarão a ser pagos em agosto, segundo Gregori.

O PT apresentou relatórios do candidato Aloizio Mercadante e do Comitê Único do partido, que recebe doações para todos os candidatos no país da legenda. O maior gasto da campanha paulista do PT é com programas de rádio, televisão e vídeo, que somaram R$ 1 milhão, quase a totalidade do R$ 1.096.053 declarado como despesas. O publicitário da campanha é Dante Matiussi. As doações recebidas pelo candidato do PT, senador Aloizio Mercadante, totalizaram R$ R$ 1.697.100, dos quais R$ 90 mil são doações em bens estimados do Comitê Financeiro Único do PT. As despesas de Mercadante foram maiores do que as de Serra e chegam a R$ 1.096.053,45, deixando em caixa R$ 601.047,18.

O tesoureiro da campanha de Mercadante disse que a arrecadação está dentro das expectativas. "O que estamos arrecadando agora, em agosto, nos indica que teremos recursos suficientes para fazer nossa campanha no primeiro e segundo turnos com qualidade e criatividade", afirmou José Giacomo Baccarin, coordenador do comitê de finanças. "Estamos conversando com o empresariado. Temos uma equipe que trabalha na captação e na organização de eventos com a finalidade de obtenção de recursos", disse.