Título: Senadores do PR vão para a oposição
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 15/03/2012, Política, p. A8

Após o Palácio do Planalto rejeitar, mais uma vez, a retomada do Ministério dos Transportes pelo PR, a bancada do partido no Senado _ que tem sete dos 81 senadores_ decidiu partir para a oposição ao governo. Presidido pelo senador Alfredo Nascimento (AM), o PR impõe, com essa posição, o primeiro revés do novo líder do governo no Senado, Eduardo Braga (AM). Nascimento e Braga são adversários políticos no Amazonas, mas mantêm boa relação pessoal no Senado.

O anúncio do afastamento do PR da base do governo foi feito ontem pelo líder do partido, Blairo Maggi (MT), depois de se reunir com a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) e ouvir dela que o partido não poderá indicar um novo ministro para o Ministério dos Transportes _ e nem lhe foi oferecida outra pasta.

"O partido não abre mão de voltar ao Ministério dos Transportes. É o único lugar em que o PR pode recuperar o nome dele. Não voltar [a ter o cargo] é a derrocada dele", disse. "Quando o governo entender que o PR é importante para a governabilidade, nos procure", completou.

A decisão de ser de oposição é apenas da bancada do PR no Senado. Na Câmara, a bancada mantém a independência, posição adotada pela legenda desde que o presidente do partido, senador Alfredo Nascimento (AM), foi afastado do cargo de ministro dos Transportes, após denúncias de irregularidades na pasta.

Na conversa com Ideli, ontem pela manhã, Maggi cobrou, mais uma vez, resposta ao pleito do PR de indicar um novo ministro dos Transportes. Paulo Sérgio Passos, o atual ministro, é filiado ao PR mas não é reconhecido como indicação do partido.

Diante da negativa da ministra, o líder afirmou que não havia mais nada a conversarem. O senador ouviu deputados do partido, que manifestaram a intenção de negociar mais. Já os senadores se negaram a manter os entendimentos. Maggi, então, telefonou a Ideli e comunicou a decisão de ir para a oposição. "Decidimos encerrar a conversa do nosso lado", afirmou.

O líder sinalizou que pode haver mudança de posição se o governo recuar na questão do Ministério dos Transportes. "Não vou fazer o comunicado oficial da tribuna hoje. Vou fazer amanhã ou depois. Temos tempo [para ter alguma posição do Planalto]. Mas a possibilidade é pequena. O partido não abre mão de voltar ao Ministério dos Transportes."

"Nós chegamos à posição de fechamento das portas. O PR não quer outra coisa [que o Ministério dos Transportes] e o governo não dá. Chegamos a um impasse."

Perguntado sobre a decisão do PR de sair da base aliada ao governo Dilma, o líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), afirmou que "há tempo de consertar". Já o líder do PT, Walter Pinheiro (BA), estranhou a notícia. "Já foi anunciado?", perguntou. Ele disse ter conversado com Ideli e não ter recebido qualquer informação sobre a ida do PR para a oposição.

Maggi disse não ser incoerente o PR ser, primeiro, da base do governo, depois partir para a independência e, por fim, anunciar oposição. "É uma questão política. Não tenho nada contra a presidente Dilma Rousseff. Gosto dela, sou amigo dela. Mas estou refletindo o desejo dos meus senadores".